Unifac sedia Conferência Municipal da Saúde

O Conselho Municipal da Saúde e a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, pasta administrada por Claudio Miranda (foto),  promoveram neste sábado no Colégio Cepra/Unifac  (Avenida Leonardo Villas Boas, 351 – Vila Nova Botucatu) a sexta edição da Conferência Municipal da Saúde. O tema central do encontro foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

Os eixos temáticos discutidos foram: “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”; “Participação Social”; “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”; “Financiamento do SUS e Relação Público-Privado”; “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”; “Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS”; “Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS”; “Reformas Democráticas e Populares do Estado”.

A Conferência  da Saúde busca analisar prioridades e formular propostas para a melhoria da atenção à saúde local, o que subsidiará o próximo Plano Municipal de Saúde, além de encaminhar propostas para as etapas das Conferências de Saúde regional, estadual e nacional. O evento também serviu para eleger delegados à etapa regional da conferência. 

As conferências são sempre um espaço de reflexão e discussão coletiva em torno dos mais variados temas. A principal característica é reunir representantes do governo e da sociedade civil para debater e tomar decisões prioritárias quanto às políticas públicas relacionadas a determinado assunto de interesse da população. A última Conferência Municipal da Saúde havia sido realizada em abril de 2010.