Unesp produz implante de crânio para garoto

A equipe do Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp em Bauru produziu um implante de crânio para um paciente de seis anos de idade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O menino é o primeiro de uma fila com dezenas de pessoas que há anos aguardam uma solução para a falta de parte do crânio, normalmente causada por fraturas resultantes de diferentes tipos de acidentes.

A solução para isso é a Cranioplastia, cirurgia que reconstitui a parte óssea que foi perdida, recuperando a forma e aparência originais, oferecendo proteção mecânica e integridade física do crânio aos órgãos internos. Para que tal cirurgia aconteça, é necessário um implante específico para cada fratura, que varia de forma e tamanho em todos os pacientes e que, por isso, exige um grande conjunto de tecnologias e ferramentas.

Possuindo as condições necessárias para atender tal demanda, a equipe do CADEP, coordenada pelo professor doutor Osmar Vicente Rodrigues, do Departamento de Design da FAAC, atendeu ao pedido do professor Aristides Augusto Palhares Neto, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB.

Tendo como base apenas uma Tomografia Computadorizada do trauma, foi feita uma impressão 3D em escala natural do crânio do paciente, incluindo a região fraturada e a parte correspondente ao implante, que serviu para conferir as dimensões e ajustes e produzir a peça final, em acrílico. Além disso, o CADEP já está trabalhando em um segundo implante, de um caso ainda mais grave que o primeiro, e que será produzido em outro material.