Unesp prepara pessoal para trabalhar no PS de Botucatu

Profissionais que atuarão no novo Pronto Socorro Adulto (PS Municipal), em Botucatu, passam, até dia 8, por um programa de capacitação para a assistência em urgência e emergência na unidade. O início das atividades ocorreu nessa segunda-feira, 4, com palestra sobre humanização na assistência ? saúde no salão nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).

Ao todo, mais de 50 profissionais entre técnicos em enfermagem, enfermeiros e do setor administrativo (que inclui recepcionistas, agentes de vigilância e oficiais administrativos) participam de palestras e treinamentos práticos que visam mostrar como deve ser o procedimento e funcionamento da nova unidade, que entrará em funcionamento oficial no dia 18.

Estão previstas ainda abordagens em temas como infecção hospitalar, tratamento de artigos hospitalares, coletas de materiais para exames, transfusão sanguínea, normas do serviço de enfermagem e sistematização em assistência de enfermagem. Também serão priorizadas na capacitação as boas práticas na administração de medicamentos, procedimentos de enfermagem, segurança do paciente e notificação de eventos adversos, política nacional de Aleitamento Materno e atendimento ao público.

Durante o início do treinamento, o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)- entidade responsável pela capacitação e gestão do Pronto Socorro Adulto-, Emílio Carlos Curcelli, ressaltou a importância de tornar a equipe preparada para a assistência em um centro com alta capacidade de atendimento.
Estima-se que a unidade possa receber 300 pacientes ao dia, em média.
“Buscamos, com todo esse treinamento, que a equipe do Pronto Socorro Adulto entenda como será o processo de atendimento, a relação médico/paciente e conceitos gerais do que é uma unidade complexa como o caso de um PS”, explicou Curcelli.

Já o secretário da Saúde de Botucatu, Antonio Luiz Caldas Júnior, ressaltou que a parceria com o HCFMB e FMB para a capacitação pretende formar profissionais não só focados na técnica, mas também preparados na abordagem e contato direto com pacientes. “O primeiro tema dessa integração envolveu justamente como tratar bem as pessoas. Essa parceria entre a Prefeitura, Unesp e Hospital das Clínicas, não pretende apenas levar a técnica aos nossos profissionais, mas sim mostrar a dimensão do que representa prestar assistência ? população“, complementa Dr. Caldas.

A capacitação teve a organização da Educação Continuada em Enfermagem, Diretoria Técnica de Enfermagem e Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

{n}Sobre o novo Pronto Socorro Adulto{/n}

A previsão de custeio do serviço será de R$ 480 mil mensais, sendo que um terço será repassado pela Prefeitura de Botucatu e dois terços pelo Governo do Estado de São Paulo. Com o funcionamento dessa nova unidade, o Pronto-Socorro do HCFMB passará a somente receber pacientes referenciados, ou seja, para uma assistência médica especializada e de alta complexidade.

O novo PS Adulto, localizado na Rua Joaquim Lyra Brandão [285, Vila Assumpção], também será usado como palco de ensino para os alunos dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, além de aprimoramento para da FMB.

Fonte: Flávio Fogueral/ Jornal da FMB