Unesp busca conscientizar as mães sobre doação de leite

Acontece entre os dias 13 e 19 de agosto Semana Mundial do Aleitamento Materno 2012 – com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”. Para este evento o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) – através do seu Banco de Leite – programou uma série de atividades para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento e conscientizar as mães – que estejam amamentando – da importância da doação do leite.

De acordo com Maria Sueli Zanchetta de França, supervisora do Banco de Leite do HCFMB, a captação de leite humano está muito aquém do necessário. Em média, o Banco de Leite capta 15 litros de leite por mês, enquanto o necessário, para atender todas as crianças, seriam 50 litros. Hoje, 18 crianças precisam receber leite na unidade, mas em função da baixa participação de doadoras, apenas 3 crianças estão sendo atendidas. “Da maneira que está, se fossemos atender a todas, nosso estoque iria durar dois dias”, explica Maria Sueli Zanchetta de França.

Segundo a supervisora, o número baixo de doadoras se deve até mesmo a falta de informação. “É importante que as mães saibam que doar o leite não dói e também não faz mal ao seu filho, não irá faltar leite a ele. Também queremos deixar claro que fornecemos o kit para as mães que queiram doar e vamos ? s residências para buscar o leite”, explica. “Muitas mães, até por não saberem que existe um Banco de Leite no HC, acabam jogando fora o seu leite”, completa.

O Banco tem como doadoras mães da cidade Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia, Piramboia, Porangaba, Torre de Pedra e São Manuel. As mulheres são cadastradas e recebem todas as orientações necessárias. Mais informações através dos telefones (14) 3811 6410 / (14) 9799 8289.

{n}Programação {/n}

14/08 – ? s 12 horas, apresentação do Coral “Canto e Encanto”, no Boulevard.
15/08 – ? s 14 horas, Abertura Oficial do Evento, no Salão Nobre
16/08 – Atração Artística no Boulevard
18/08 – ? s 09 horas, Passeata na Rua Amando de Barros – no centro de Botucatu

Da Assessoria