Terapeuta fala sobre cura por imposição das mãos

Fotos: Valéria Cuter

A vida é fácil; Eu posso; Eu sou feliz; Eu sou próspero; Tudo flui na minha vida; Tudo acontece na hora que preciso; e Eu mereço tudo de melhor. São esses as sete afirmações passadas pelo terapeuta holístico professor José Carlos Moreira Leite, especialista em uma ciência milenar chinesa conhecida como Reiki, que tem por base a crença na existência da energia vital universal manipulável através da imposição de mãos.

Professor destaca que o ato de impor as mãos sobre o corpo humano ou sobre um animal, transmitir bem estar e aliviar a dor é tão antigo quanto o instinto. “Quando uma criança sente dor, a primeira coisa que as pessoas fazem é colocar a mão sobre a região dolorida. Quando uma criança cai, ela quer que a mãe a toque para que melhore e quando está doente ou com febre o instinto materno a faz por a mão na testa da criança. O toque humano transmite calor, serenidade e cura”, prega o terapeuta.

No reino animal, diz ele, o sistema é semelhante, ou seja, quando sente dor o animal lambe a parte afetada pela mesma razão que uma pessoa aplica o toque com as mãos. “A mãe do animal também lambe o filhote que está sofrendo. Esse ato simples é a base e toda técnica de cura pelo toque, que é mais antiga do que qualquer relato escrito”, diz.

Moreira Leite revela que o Reiki é uma ciência milenar chinesa de cura universal quântica tendo sua origem mais remota no budismo tibetano transmitida pelo contato direto através das mãos captando-se a energia cósmica para um processo de purificação do indivíduo, ficando apto a curar-se a si e aos outros, impondo as mãos sobre os chakras (centros energéticos dentro do corpo humano).

Para praticar o Reiki as pessoas devem tomar como tema cinco itens. São eles: somente hoje eu abandono a raiva; somente hoje eu abandono minhas preocupações; somente hoje eu conto com todas as minhas bençãos; somente hoje eu faço meu trabalho honestamente; e somente hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas.

Para ele o grande sucesso do Reiki é que é seguro, fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia.

“Qualquer um pode usufruir desse tipo de cura holística. Impor as mãos sobre si mesmo ou sobre outra pessoa é abrir o fluxo de energia que flui pelo corpo do terapeuta ou agente de cura e passa para quem a recebe, seja pessoa, animal ou vegetal”, diz o professor. “Uma vez que a pessoa seja sintonizada por um mestre de Reiki, fica apta a captar ou canalizar a energia vital para o seu próprio bem ou de outros seres”, complementa Moreira Leite.

A psicóloga Eliete Trombini define o Reiki como equilíbrio da energia física, emocional, mental e espiritual, elevando a pessoa que recebe a um nível de harmonização profunda em todos os campos energéticos que pode também ser utilizado em residências, locais de trabalho, objetos, animais e plantas. “Técnica através de imposição das mãos em pontos específicos do corpo, traz um profundo estado de relaxamento e auxilia em muito na psicoterapia por mobilizar muito conteúdo emocional”, aponta Eliete.

Em Botucatu, todo 1ª sábado de cada mês a pessoa interessada poderá passar por uma sessão de Reiki, coordenado pelo terapeuta holístico José Carlos Moreira Leite, na Casinha Branca do Loteamento Alvorada, na Rua 3, nº 557, com apoio da Clínica Crescer, da psicóloga Eliete Trombini Sartori, que também está ministrando o curso para interessados no tema e os contatos podem ser feitos pelo e-mail: contato@clinicacreser.com.br ou pelos telefones (14) 3882/4817 e 9765-7720.