Tecnologia médico-hospitalar é tema de Seminário no HC

Em uma das palestras previstas Antonio Plácido Chahad, assistente técnico do HCFMB e um dos organizadores do Seminário,  fará a retrospectiva dos 10 anos do evento

 

No dia 27 de novembro, a Konica Minolta Healthcare do Brasil participará do X Seminário de Engenharia Clínica do Interior Paulista, em Botucatu, interior de São Paulo. O evento é organizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e tem como objetivo discutir as expectativas e os obstáculos que a equipe multidisciplinar dos serviços encontra ao incorporar tecnologia médico-hospitalar.

A palestra da Konica Minolta, agendada para as 10h30, será conduzida pelo Especialista de Produto Eduardo Yasumura, e será focada na digitalização de equipamentos de raios X: “Vamos levantar os principais motivos que levam um serviço de radiologia a digitalizar o equipamento de raios X, como alta produtividade, redução de custos, aprimoramento do armazenamento digital, da qualidade das imagens, a redução de dose e, finalmente, a melhora na produtividade e no fluxo daquela estrutura como um todo”, explica.

Além de apresentar as principais opções de solução que o mercado oferece para a digitalização, Yasumura vai focar especialmente nas questões que a engenharia clínica de um hospital precisa ficar atenta no momento de escolher um equipamento de digitalização.

“O material do detector, o peso e a resistência são itens essenciais, que devem ser pensados desde a primeira intenção de compra. Existem placas digitalizadoras, por exemplo, que possuem materiais plásticos e também de fibra de carbono, que conferem resistência e leveza ao mesmo tempo. Outro ponto sensível é a forma de armazenar energia: a bateria convencional tem desvantagens, como risco de aquecimento e vida útil curta devido ao ciclo de carga e descarga também curto. Já o capacitor não esquenta e chega a ter vida útil cem vezes mais longa. Além disso, ele demora no máximo 30 minutos para carregar, enquanto a bateria pode levar até três horas”, especifica.

Antonio Placido Chahad, assistente técnico do HCFMB, um dos organizadores e também um dos palestrantes do evento, explica que nesses dez anos do Seminários eles têm procurado fomentar as experiências que têm na área de engenharia clínica, já que conhecem as dificuldades que a incorporação de tecnologia apresenta.

“O apoio do fornecedor, como parceiro, é imprescindível. Mais do que patrocínio, precisamos ouvir a experiência dele e entender os obstáculos que ele também enfrenta, as parcerias que precisa fechar para incorporar equipamentos mais modernos aos mais antigos, já existentes nos serviços. Durante todo esse tempo, já contamos com mais de 220 empresas nos auxiliando nisso”, explica Chahad,

Ele também reforça a importância da parceria com a consultoria TMJobs, responsável por buscar novos fornecedores parceiros e ajudar a divulgar o Seminário, que é acompanhado por médicos, enfermeiras, engenheiros clínicos e tecnólogos. Para ele, o evento está mais maduro, e ele acredita que as 150 vagas vão se esgotar rapidamente. Inscrições e informações: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/.

 

Sobre a Konica Minolta Medical Imaging

A Konica Minolta é uma fornecedora de classe mundial e líder no mercado de diagnóstico por imagem primária. Com mais de 75 anos de inovação ininterrupta, a Konica Minolta é reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de tecnologias de ponta e suporte abrangente, que visa proporcionar soluções reais para atender às necessidades do cliente. Para mais informações sobre as Soluções de Imagens Primárias da Konica Minolta, visite: www.konicaminolta.com/medicalusa.