Sincomerciários faz campanha de doações ao Hemocentro do HC

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) ganhou mais um grande parceiro para captação de sangue, o Sincomerciários de Botucatu – Sindicato dos Empregados no Comércio.

Após iniciativa do jornalista e repórter fotográfico do Sincomerciários, Valério Moretto, e da auxiliar administrativa do Sindicato, Juliana Bassetto Henrique, surgiu a idéia de uma Campanha de Doação de Sangue junto aos gerentes e funcionários do Comércio de Botucatu. “A maioria dos filiados se prontificou de imediato para colaborar com o Hemocentro, que está em estado de alerta máximo”, destacou o jornalista Valério Moretto, que lembrou que o Sincomerciários conta atualmente com cerca de 3 mil filiados, que têm todo respaldo de seus direitos trabalhistas.

Com apoio do presidente do Sincomerciários, Carlos Negrisoli, a campanha de Doação teve início na sexta-feira (25) e continuidade nesta segunda-feira (28), quando funcionárias da loja Sinhá Moça doaram sangue. “O presidente Carlos Negrisoli não mediu esforços para a realização da campanha e o gerente da Loja, o Gaspar Borges, nos atendeu prontamente e algumas funcionárias já iniciaram com as doações. É uma campanha importante e que poderá ajudar a salvar muitas vidas. Todas as pessoas que tenham condições devem doar”, destacou Valério Moretto.

O Sincomerciários, através desta sua campanha, fica responsável pelo transporte dos filiados ao Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu. “Fazemos contato com os gerentes das lojas e assim que eles liberam os funcionários, o Sindicato faz o transporte até o Hospital, para que possam ser feitas as doações de sangue ao Hemocentro”, explicou o repórter fotográfico.

Os comerciários interessados em participar da campanha podem entrar em contato com o Sindicato através do telefone (14) 3882-1962.

{n}Serviço{/n}

O Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu, que atende cerca de 70 cidades da região, está com seu estoque muito abaixo do ideal e esta campanha tem o objetivo de aumentar o número de bolsas. De acordo com os responsáveis, qualquer tipo de sangue é bem-vindo. Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto.

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h ? s 16h30 e aos sábados das 7h ? s 13 horas. Mais informações através dos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.

{n}Condições para doar:{/n}

– Gozar de boa saúde;
– Você deve ter mais de 18 anos e menos de 60 anos;
– Seu peso deve ser superior a 50 kg;
– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos três meses do parto ou aborto;
– Ter dormido no mínimo seis horas antes da doação;
– Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– Não estar em jejum; ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: fruta, suco, leite desnatado).

{n}Impedimentos temporários:{/n}

– Febre, sintomas de gripe ou resfriado nos últimos 14 dias;
– Uso de antibióticos nos últimos 14 dias;
– Gravidez e período de amamentação;
– Endoscopia há menos de 6 meses;
– Viagem para áreas endêmicas de malárias há menos de 12 meses;
– Comportamento de risco para adquirir doenças sexualmente transmissíveis;
– Transfusão há menos de 1 ano;
– Tatuagem há menos de 1 ano.

{n}Impedimentos permanentes:{/n}

– Malárias ou doença de Chagas;
– Hepatite após os 11 anos de idade;
– Diabéticos dependentes de insulina;
– Uso de drogas ilícitas;
– Alcoolismo;
– Portadores de doenças sexualmente transmissíveis como AIDS e sífilis.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem.

Fonte: Núcleo de Comunicação do HCFMB