SF do Real Park dá início a reestruturação nas unidades de saúde

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira (5), a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do Real Park, no setor norte da Cidade. O imóvel está localizado na Rua Salvador Bavia, 411. A unidade passará a atender na próxima segunda-feira (8), uma população de 2.500 moradores do Jardim Eldorado, Jardim Continental e Real Park.

Durante o evento estiveram presentes o Prefeito João Cury Neto; o secretário municipal de Saúde Antonio Luis Caldas Júnior; a enfermeira responsável da unidade Hellen Sthal, o diretor executivo da Fundação Uni, José Carlos Cristovan (Bazuka), a gerente técnica da Fundação Uni e coordenadora da Saúde da Família do município, Daniela Ramos; o diretor da Faculdade de Medicina, Sérgio Muller; o diretor do Hospital das Clínicas da Unesp, Dr. Emílio Curcelli, entre outras autoridades e munícipes.

O prédio alugado pelo município passou por reformas e adaptações e colocará ? disposição dos profissionais e dos usuários espaços adequados que inclui recepção, sala de pós-consulta, farmácia, triagem, consultório médico, consultório de enfermagem, sala de vacina, sala de coleta e procedimentos e sala de reuniões. Esta nova equipe de Estratégia de Saúde da Família será composta por seis agentes comunitários, três auxiliares de enfermagem, médico, auxiliar administrativo e auxiliar de limpeza.

De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Hellen Sthal, o local foi planejado com muito carinho para a comunidade e ela se sente orgulhosa de fazer parte disto. “Essa Estratégia da Saúde da Família, além de cuidar da saúde da população tem com o objetivo melhorar a qualidade de vidas das pessoas”, conta.

Para o Prefeito João Cury, a nova unidade de saúde era tida como uma das prioridades pela comunidade local. “Quando cheguei aqui no bairro perguntei ? Dona Marcolina o que esta unidade iria mudar em sua vida e ela me disse que agora não precisaria mais ir a pé até a Vila Ferroviária para ser atendida”. E emenda: “Nossa finalidade é melhorar a vidas pessoas”.

Em meio ao seu discurso, o secretário municipal de saúde, Antonio Luis Caldas Júnior, fez questão de homenagear os profissionais que trabalharam na reforma do prédio e destacou que a principal função do USF é prevenir as doenças junto a comunidade por meio de condições adequadas e com uma equipe de profissionais qualificados.

José Carlos Cristovan (Bazuka), diretor executivo da Fundação Uni, mencionou durante a solenidade que nos próximo dois anos a Secretaria de Saúde irá readequar 11 estruturas do Programa Saúde da Família no município. “O primeiro passo para a reestruturação do sistema de saúde foi dado a partir da recomposição de nosso material humano. Quando a atual administração assumiu eram 210 profissionais e agora são 305. E, em breve, vamos chamar outros 35 por meio de concursos que já foram realizados. A segunda etapa será a construção, ampliação e readequação de outras onze estruturas nos próximos dois anos, com um investimento de R$ 9 milhões”, destacou.

As unidades de Vitoriana, Santa Eliza e Cohab 4, que já possuem o programa em imóveis alugados, irão ganhar prédios próprios. Além disso, o Jardim Santa Eliza será contemplado com uma nova equipe. No bairro de César Neto, a unidade própria será ampliada. Os postos do Jardim Itamaraty, Comerciários e Bairro Alto irão ganhar mais duas equipes do programa. O Parque dos Pinheiros, Recreio do Havaí e no Parque Santa Maria 1 também ganharão mais uma equipe cada. Para o início de 2011, já está prevista a abertura do processo licitatório para construção do prédio próprio da unidade do Real Park, em uma ampla área localizada no Jardim Continental.

Segundo a gerente técnica da Fundação Uni e coordenadora do Programa Saúde da Família no município, Daniela Ramos, até novembro do ano que vem serão feitas as reestruturações em seis unidades: Vitoriana, Santa Elisa, César Neto, Itamaraty, Comerciários e Cohab 4.

Fonte: Secretaria de Comunicação