Setor de Hemodinâmica do HCFMB adquire dois novos equipamentos de radiologia de última geração

equipamento-hemodinamica 02O setor de Hemodinâmica e Angiografia Digital do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu dois novos equipamentos de radiologia: um da marca Siemens, que vem acoplado a um tomógrafo (aparelho que realiza tomografias), e outro da marca GE, ligado a um ultrassom endovascular.

A aquisição desses equipamentos representa um upgrade no departamento e traz inúmeras vantagens aos pacientes atendidos pelo setor de Hemodinâmica, que realiza não só diagnósticos, mas vários tratamentos nas áreas de Cardiologia, Neurologia e Cirurgia Vascular.

Os novos equipamentos possibilitam exames mais rápidos e precisos, com qualidade de imagem superior e menor efeito de radiação no paciente e em toda equipe. Na cirurgia vascular, a associação da tomografia computadorizada e do ultrassom endovascular aos procedimentos trará mais segurança aos médicos e pacientes, além de uma maior precisão nos procedimentos cirúrgicos.

A responsável pelo setor de Hemodinâmica do HCFMB, Profª Drª Regina Moura Ceranto, explica a importância da aquisição de equipamentos de última geração na área. “Na Cardiologia, futuramente será possível colocar válvulas cardíacas por meio de cateterismo. Já na Neurologia, as reconstruções serão mais requintadas, melhorando muito a qualidade dos tratamentos”, diz.

equipamento-hemodinamica 01Todas as equipes que atuam nos setores beneficiados pelos novos equipamentos receberam um treinamento específico para aprimorar o atendimento. “Temos certeza que esse treinamento trouxe um maior conhecimento aos nossos alunos e residentes. Poderemos melhorar ainda mais o serviço, viabilizando sempre o crescimento da área”, comenta Drª. Regina.

Atualmente, o setor de Hemodinâmica do HCFMB atende uma média de 800 exames mensais pela Cardiologia e cerca de 600 exames mensais entre Neuro e Vascular. “Estamos muito felizes por essas aquisições. Isso nos mostra o enorme avanço do nosso serviço, sempre pensando em fornecer as melhores condições aos nossos pacientes, alunos e residentes”, finaliza Regina.