Setor de Endoscopia do HCFMB é aprovado como Centro de Treinamento e Ensino pela Sociedade Brasileira de Endoscopia

 

Dr. Cássio Vieira de Oliveira  Núcleo de Comunicação HCFMB
Dr. Cássio Vieira de Oliveira
Núcleo de Comunicação HCFMB

O setor de Endoscopia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi aprovado como Centro de Treinamento e Ensino pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. O setor foi reconhecido após preencher os critérios exigidos para a qualificação do serviço.

No Brasil, há poucos centros de ensino e treinamento reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Endoscopia. No estado de São Paulo, por exemplo, apenas hospitais de referência, como AC Camargo, USP, Beneficiência Portuguesa e Oswaldo Cruz receberam esse credenciamento. A aprovação do setor significa um grande reconhecimento da qualidade de ensino e do serviço prestado e coloca o HCFMB entre os poucos hospitais com um centro de ensino completo.

O chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, comenta a importância da aprovação para o setor. “Com um centro de formação reconhecido pela Sociedade, conseguimos realizar uma gestão de qualidade no serviço público. Fizemos as mudanças necessárias para que o setor se adequasse aos critérios, sempre focando em um ensino de qualidade”, diz.

endoscopia-hc-2
Equipe vistoria os critérios exigidos no setor de Endoscopia do HCFMB Núcleo de Comunicação HCFMB

Durante uma vistoria, os requisitos avaliados para que o setor fosse aprovado como Centro de Treinamento e Ensino foram: número mínimo de médicos endoscopistas reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, programa de ensino, quantidade mínima de procedimentos endoscópicos e exames a serem realizados, além de atingir todos os critérios de qualificação do setor de Endoscopia, desde o número de funcionários até segurança e qualidade dos procedimentos realizados.

Atualmente, o setor de Endoscopia do HCFMB atende cerca de 700 pacientes por mês. Dr. Cássio afirma que graças a sua equipe e com o apoio da Superintendência do HCFMB, o objetivo foi devidamente alcançado. “É uma grande satisfação. Esse reconhecimento foi graças a toda equipe, que trabalhou muito. Acreditamos no serviço prestado, para que sempre possamos trabalhar com determinação e qualidade”, finaliza.

 

Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB via 4toques Comunicação