Senac ministra curso sobre a estética masculina

A barba, antes vista como sinal de desleixo, agora está na moda. Ainda mais se combinada com os cabelos compridos e amarrados em coque. A ‘dupla’ é considerada o destaque no atual estilo masculino. Para manter esse visual é preciso seguir alguns cuidados, mas os homens têm tirado issode letra. Pesquisas mostram que esse públicoé vaidoso e tem investindo cada vez mais na aparência.

“Os motivos que levam os homens a se cuidarem é o trabalho, depois autoconfiança, status e por último, a opinião de mulheres e amigos”, avalia Kátia Ayres, docente da área de beleza e estética do Senac Botucatu. Nos últimos cinco anos houve aumento de 100% no consumo de itens para higiene e estética entre os homens, segundo levantamento da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Com isso, estima-se que o público masculino seja responsável por 30% do consumo de produtos do setor de beleza. “Hoje, podemos dizer que 8 em cada 10 homens cuidam da beleza”. Eles buscam tratamentos para amenizar rugas, linhas e marca de expressão, para diminuiracne ou suavizar suas sequelas, para reduzir gordura localizada e limpeza de pele.

“Além desses procedimentos, outros cuidados com a beleza de modo geral também estão em alta, como a depilaçãoe tratamentos para cabelo e barba”. E a procura se justifica. Segundo a docente, a pele masculina é fisiologicamente diferente da feminina, por isso os cosméticos e tratamentos devem ser específicos.

“A pele masculina é uma pele que produz maior secreção sebácea. Portanto, além dos cuidados normais de qualquer pele, como higienização, tonificação, hidratação e proteção solar, há necessidade de maior atenção com o controle de oleosidade”, explica a docente.

Por isso, se a moda do momento é barba, é preciso alguns cuidados. Já que a pele masculina possui maior oleosidade, não negligencie a higiene dos pelos faciais. Para evitar o acúmulo de impurezas, pode-se usar sabonete e shampoo neutro para manter a beleza e o estilo dela

Aos interessados em atuar na área, o Senac Botucatu oferece o curso Tratamentos Estéticos Masculinos. Durante as aulas, os alunos conhecerão de que forma os produtos e procedidos devem ser elaborados e aplicados levando seguindo as especificações fisiológicas e anatômicas do corpo do homem. Inscrições e mais informações podem ser obtidas na Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista;  pelo site www.sp.senac.br/botucatu ou pelo telefone (14) 3112-1150.