Saúde promove curso nos postos de avaliação básica

A Secretaria de Saúde de Botucatu promoveu nesta terça-feira (18) a primeira etapa de um curso para avaliação e tratamento de feridas voltadas a enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem que atuam nos postos da Atenção Básica Municipal. A capacitação foi coordenada pela Enfermeira Maria Cristina Heinzle da Silva Machado, em parceria com a Comissão de Curativos do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), e abrangeu cerca de 65 profissionais de saúde.

O encontro pode esclarecer dúvidas e trazer novos procedimentos dentro da rotina de atendimento ao paciente que chega à unidade de saúde com algum tipo de lesão na pele. Foram abordados temas como “Anatomia, Fisiologia da Pele e Fases da Cicatrização”; “Avaliação e Diagnóstico”; “Como proceder em caso de abertura de suturas já realizadas”; “Formas de Aplicar a Cobertura na Lesão”, entre outros.

“A intensão é mesmo de padronizar os procedimentos da Atenção Primária com os da Terciária, pois muitos que passam pelo HC da Unesp continuam a serem observados pelos profissionais das unidades de saúde. Casos de úlceras crônicas, traumáticas, venosas, por queimadura, entre outras são bastante recorrentes nos postos. O tema se torna ainda mais pertinente já que nesta quinta (20 de novembro) é o Dia Mundial de Prevenção à Úlcera por Pressão [escaras]. Devemos retomar a segunda parte do curso no mês de dezembro”, conta Maria Cristina.