Saúde distribuirá mais de 60 mil preservativos neste Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde estima distribuir ? população de Botucatu, apenas neste período que antecede o Carnaval [21], mais de 60 mil preservativos. A entrega de camisinhas que já tem sido intensificada nas unidades de saúde também será feita em todas as noites de folia por agentes da equipe de DST/aids do Município, incluindo ação junto ao público que acompanhará os desfile de blocos e escolas de samba na Rua Amando de Barros, além das festividades em Vitoriana, Mina e Rio Bonito.

“Estaremos realizando atividades educativas, distribuindo folders e preservativos para os participantes dos eventos e em pontos estratégicos como Rodoviária, Pronto-Socorro Municipal, bailes de Carnaval, entre outros”, explica Mariana Cristina Augusto, coordenadora do programa de DST/aids.

Em 2011, de todos os diagnósticos de aids feitos em Botucatu, 43% dos casos estavam na faixa etária dos 15 aos 34 anos. Mas o foco da campanha para o Carnaval 2012 é a prevenção de DST/Aids especialmente em jovens homossexuais de 15 a 24 anos.

“Dados sobre a infecção pelo vírus da aids demonstraram que de 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1% , porém entre os gays da mesma faixa etária houve aumento de 10,1%. No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia dez heterossexuais. Demonstrando necessidade de se investir em educação e prevenção para este publico em especifico, sem deixar de realizar as mesmas atividades para as outras populações”, completa Mariana.

Em Botucatu, além da distribuição de medicamentos e exames gratuitos nas unidades de saúde, do acompanhamento das agentes do programa municipal DST/aids, e atividades do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) instalado no Centro de Saúde Escola (CSE) da Unesp, o sistema público de saúde oferece aos pacientes portadores de HIV monitoramento constante por meio de uma equipe multiprofissional do Hospital Dia, localizado na Rodovia Antonio Butgnolli, próximo ao campus da Unesp de Rubião Júnior.