Saúde alerta golpe de falsos agentes na Cidade

Foto: Valéria Cuter

A Secretaria da Saúde de Botucatu, pasta administrada por Claudio Miranda (foto)  informa que a Policia Civil tem investigado três casos de estelionato registrados recentemente na Vila dos Lavradores, envolvendo pessoas que se passaram por agentes de saúde do Município.

Elas teriam oferecido serviços médicos (como por exemplo, aferição da pressão arterial) e plano de saúde gratuito, além de solicitar documentos pessoais da vítima. No momento da abordagem, o golpista consegue ter acesso ao cartão bancário com senha da vítima para fazer saques de dinheiro. Segundo a polícia, as principais vítimas até agora foram idosos.

Primeiramente, a Prefeitura de Botucatu esclarece que nenhum agente de saúde tem autorização para oferecer à população serviços médicos diretamente nas residências. Esse tipo de atendimento é realizado somente pela equipe de enfermagem ou médica das unidades básicas de saúde do bairro de abrangência, previamente agendado com o paciente. Por outro lado os agentes de saúde tem a função somente de orientar o munícipe quanto a boas praticas de saúde pública.

O importante é esclarecer que qualquer servidor público municipal da Saúde, ao abordar o munícipe em sua residência, deve estar devidamente identificado (uniforme e crachá) e em hipótese alguma está autorizado a solicitar dados pessoais, especialmente bancários.

Caso o cidadão desconfie ou não tenha a plena certeza que determinada pessoa que bata à sua porta seja um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, ele deve entrar em contato diretamente pelo telefone 3811-1100 ou na unidade de saúde de abrangência do seu bairro.