Saúde abre unidades para atualização de vacinas

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal da Saúde, abre neste sábado (24), das 8 ? s 17 horas, todas as unidades básicas para início da Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação. Ela é destinada a todas as crianças menores de 5 anos de idades que estejam com doses de vacinas em atraso. Na oportunidade, deve-se levar ? unidade básica de saúde documento ou carteira de vacina da criança. A campanha se estenderá somente até o dia 30 deste mês.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico: BCG, rotavírus, poliomielite, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, haemophilus, hepatite B) e influenza.

Em Botucatu, cerca de 8,5 mil estão na faixa etária abrangida pela campanha. “Pouco mais de 95% destas crianças estão com a cobertura vacinal de rotina em dia, mas há ainda 3% de taxa de abandono, principalmente junto ? s crianças menores de 1 ano. Ainda assim, queremos que todas as crianças menores de 5 anos sejam avaliadas para reduzir ainda mais o risco de transmissão de doenças”, diz Ana Lúcia Forti Luque, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Botucatu.