SAMU-192 comemora 5 anos com exposição no shopping Botucatu

SAMU 5 ANOS - EXPOSIÇÃO NO SHOPPING BOTUCATU (5)O SAMU-192 estará nesta quinta, sexta e sábado (28, 29 e 30) com uma exposição no Shopping Botucatu em comemoração aos cinco anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Município. Neste período, o público que circular pelo empreendimento poderá conferir de perto todos os equipamentos utilizados pela equipe do SAMU durante as atividades de treinamento e atendimento à população, incluindo uma viatura.

Inaugurado em 27 de julho de 2011, o órgão possui uma Central de Regulação instalada na Avenida Santana, junto ao Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi. Nestes cinco anos de atuação, o SAMU já atendeu mais de 187 mil ligações pelo telefone gratuito 192, com média de 120 ligações diárias. Deste volume, foi necessário o envio de ambulâncias para o atendimento de 38 mil casos. Além de Botucatu, o serviço atende as cidades de Pardinho, Areiópolis e Anhembi.

SAMU 5 ANOS - EXPOSIÇÃO NO SHOPPING BOTUCATU (1)“Os casos que mais chegam ao Samu são de pessoas com crises convulsivas, dores no peito ou com falta de ar. Também atendemos casos de afogamento, AVC, acidentes de trânsito com vítimas ou qualquer outro caso que a vida do paciente esteja em risco. Mas apesar de toda pressão inerente ao nosso trabalho, temos orgulho de prestar um serviço de qualidade e que é reconhecido pela população”, afirma a Enfª Priscila Masquetto Vieira de Almeida, coordenadora regional do SAMU.

“Além dos atendimentos de urgência e emergência, o SAMU de Botucatu tem buscado ser referência a outros serviços espalhados pelo País. Prova disso são os simpósios e atividades de qualificação aos nossos profissionais e as palestras que promovemos, com destaque ao projeto Samuzinho, que leva informações às crianças de nossas escolas. Essa exposição no shopping é mais uma forma de aproximar a população do SAMU e mostrar quanto este serviço é importante”, complementa Priscila.

SAMU 5 ANOS - EXPOSIÇÃO NO SHOPPING BOTUCATU (4)Para o prefeito João Cury Neto, em cinco anos o SAMU de Botucatu conseguiu construir uma sólida imagem de credibilidade junto à população além de ser uma importante engrenagem dentro do sistema de saúde. “Antes tínhamos apenas o Corpo de Bombeiros nos atendimentos de urgência e emergência nas ruas, que por anos preencheram bem essa lacuna. Com a chegada do SAMU esse atendimento pré-hospitalar ganhou em qualidade e agilidade, o que tem sido primordial para a preservação de milhares de vidas. Hoje temos a certeza que a instalação deste serviço não foi um custo, mas sim um investimento o qual temos bastante orgulho”, enfatiza.

Sobre o Samu

SAMU - FOTO IGOR MEDEIROSO SAMU 192, regional de Botucatu, completa em julho de 2016, cinco anos de atuação. Além de Botucatu, também atende os municípios de Pardinho, Areiópolis e Anhembi. O serviço funciona 24 horas por dia e atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológico-obstétrica e de saúde mental da população. Tudo pelo telefone gratuito 192.

A equipe é formada por profissionais de saúde como médicos reguladores e intervencionistas, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM), rádio operadores (RO), enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, condutores socorristas e lavadores de ambulância.

Entre o deslocamento da ambulância e o tempo de resposta efetivo do paciente, o tempo de atendimento do SAMU 192 em Botucatu gira em torno de 7 a 12 minutos em média. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que o serviço seja realizado no máximo em 15 minutos.

Essa agilidade no atendimento tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce como nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por isso, o SAMU 192 de Botucatu está entre os melhores serviços do Estado de São Paulo e um dos mais bem avaliados do Brasil.

Quando chamar o SAMU 192?

Problemas cardiorrespiratórios graves

Dor aguda no peito

Convulsão

Acidentes ou agressão com armas “brancas” ou de fogo

Suspeita de derrame (AVC): alteração na fala ou na face e falta de força nos braços

Intoxicação

Queimaduras graves

Crises hipertensivas

Afogamentos

Choque elétrico

Desmaios

Acidentes com traumas graves

Trabalho de parto onde há risco de morte da mãe/feto

Quaisquer outros casos de ameaça à vida

 

Serviço

Central de Regulação/SAMU 192 Botucatu

Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi

Avenida Santana, 353 – Centro

Telefone: 192