Rede de Proteção à Vida promoverá encontro com profissionais renomados no próximo dia 05‏

 

Rede PVIniciando suas atividades em Botucatu, a Rede de Proteção à Vida – RPV, vai promover no dia 05 de agosto, um evento voltado para profissionais das áreas da saúde, educação e gestão pública. O encontro será realizado na sede do CIESP do município e será uma das primeiras ações do grupo que atua no combate aos altos índices de suicídio registrados anualmente na cidade.

A programação do evento é extensa e conta com profissionais de renome internacional, o que promete colocar Botucatu na vanguarda da discussão do tema. Entre os palestrantes que farão uso da palavra estão dois dos idealizadores da RPV, Silvânia Giandoni e Dr. José Manoel Bertolote, que é a maior autoridade mundial do tema. Além da dupla, também estará presente o presidente do Centro de Valorização à Vida, Robert Gellert Paris Júnior e a fundadora da Associação Pela Saúde Emocional de Crianças – ASEC, Tania Paris.

A abertura do evento será às 10 horas, com a apresentação da Rede de Proteção à Vida, pelos seus idealizadores já citados. Na sequência, a convidada Tania Paris apresentará o programa Amigos do Zippy. Às 11h30 será a vez do presidente nacional do CVV, Robert Gellert Paris Júnior tratar das ações da entidade. No período da tarde, a partir das 14h30, novamente a presidente da ASEC, Tania Paris, volta para tratar do processo para implantação do programa Amigos do Zippy nas escolas do município e da região, porém, essa parte do encontro será restrita a profissionais convidados.

De acordo com uma das idealizadoras da Rede, Silvânia Giandoni, a ação visa levar até os profissionais envolvidos, as informações que eles ainda não têm acesso. “Tratar de um tema tão complexo não agrada a quase ninguém, mas pior do que isso, é ignorarmos o fato de que os índices da nossa região, principalmente de Botucatu, precisam ser reduzidos e contamos com o apoio de profissionais incríveis como o Dr. Bertolote, a Tania Paris e o Robert Geller, que estarão a nossa disposição. Daí a importância da participação de profissionais, principalmente, de gestão pública, para que acompanhem uma necessidade tão grande do município”, explicou.

berto
Dr. José Manoel Bertolote é uma das maiores autoridades mundiais no assunto

Amigos do Zippy – Desenvolvido por um grupo multidisciplinar e internacional, o Amigos do Zippy é coordenado pela ONG inglesa Partnership for Children (PFC) e ensina crianças a partir dos 6 anos a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, assim como a explorar várias maneiras de lidar com eles. Conduzido por professores capacitados, o programa demonstra ainda a importância de falar com outras pessoas quando elas se sentirem tristes ou chateadas e a buscar suporte alheio quando estiver na mesma condição. O programa não objetiva solucionar um problema específico, mas sim promover o bem-estar e encorajar a criança a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma.

Por meio de histórias e experiência lúdicas, elas experimentam situações de dificuldades que exploram temas como: amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas, entre outras.

A REDE – A Rede de Proteção à Vida nada mais é do que um grupo de voluntários das mais variadas áreas de atuação, dispostos a lutar de todas as formas pela valorização da vida no combate aos índices de suicídio. A ideia surgiu com a eficácia do Programa de Humanização da Empresa – PHE Bem-Estar, desenvolvido com extremo sucesso na empresa Caio Induscar há mais de 10 anos. Além da empresa, a Rede mantém uma parceria com o Centro de Valorização à Vida – CVV de Botucatu e com o renomado médico, Dr. José Manoel Bertolote. Aos poucos o grupo vai ganhando mais voluntários, mais força e mais vida.