PS Pediátrico já presta atendimento à população

Fotos: Luiz Fernando

Desde as 7 horas desta segunda-feira (17) Botucatu iniciou o atendimento médico de urgência e emergência a crianças e adolescentes menores de 15 anos através do Sistema Único de Saúde. O Pronto-Socorro “Professor Dr. Antonio de Padua Campana” teve inauguração oficial no último dia 8 e últimos ajustes dos aparelhos hospitalares foram realizados durante a semana passada.

Segundo os prognósticos o PS Pediátrico deverá atender entre 3,5 mil a 4 mil pacientes por mês. Ele tem oito consultórios; entradas independentes para os casos de emergência e sala de espera para aproximadamente 100 pessoas; salas de procedimentos/enfermagem, observação e raio-x; corredores distintos para funcionários e pacientes (anti-sala); quartos para médicos plantonistas; cozinha; e sanitários adaptados.

Também conta com sete leitos de observação sob a supervisão do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, que disponibilizará diariamente três médicos durante o dia e outros dois de plantão no período noturno, além dos médicos residente da Pediatria. Os pacientes com quadros menos complexos serão atendidos no novo PS Pediátrico e os mais graves encaminhados ao Hospital das Clínicas (HC).

Neste primeiro momento, além dos médicos pediatras, o corpo profissional está formado por: assistente social (1); nutricionista (1); enfermeiros (3); técnico de farmácia (1); auxiliares de enfermagem (7); técnicos de enfermagem (12); oficiais administrativos (5); escriturários (4); técnicos de raio-x (4); recepcionistas (4); técnico de manutenção (1); auxiliares de serviços gerais (8); auxiliar de escritório (1); e motorista (1). Todos são profissionais recontratados após a demissão pelo fechamento do antigo Hospital Sorocabana.

Hospital do Bairro não abriga apenas o Pronto-Socorro Pediátrico. No andar superior, onde já funcionam a parte de oftalmologia, ultrassonografia e raio-x, há um posto de coleta de exames, 14 leitos de retaguarda pediátrica, além de outros serviços, que gradativamente serão reabertos à população.