Professores criam dispositivo para identificar morcegos

Com o objetivo de orientar a população e promover educação ambiental, os professores Wilson Uieda, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e Fernanda Andrade do Instituto Federal do Pará – câmpus Tucuruí, disponibilizaram o aplicativo gratuito “Achei Morcegos” que pode ser acessado por meio da Play Store em celular android.  

Nesse canal, é possível enviar fotos de morcegos e, a partir dessas imagens, os pesquisadores auxiliarão no reconhecimento da espécie do mamífero, fornecerão informações sobre o seu hábito, além de oferecer orientações sobre quais medidas devem ser adotadas pelo usuário desse serviço.

Segundo o professor Uieda, além de auxiliar à comunidade, o aplicativo pode colaborar para desmistificar a ideia que geralmente se tem em relação à periculosidade dos morcegos amenizando, dessa maneira, a preocupação das pessoas ao encontrá-los, e também contribuir para sensibilização da importância de conservação desses animais.

Essa atividade de extensão universitária teve início este mês e os pesquisadores já receberam imagens de diversos estados como, por exemplo, Santa Catarina, Espírito Santo, Pará e Piauí. Ainda integra o trabalho dos docentes o site http://www.acheimorcegos.com.br/ que está em fase de construção e reunirá informações complementares referentes aos registros fotográficos encaminhados a partir do aplicativo.