Praça do Bosque vai ser palco da “Feira de Saúde”

Com iniciativa do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS), Conselho das Ligas Acadêmicas (Conligac) e Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AACHSA) e parceria com a Prefeitura de Botucatu, Faculdade de Medicina/Unesp (FMB), Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso – ABAH e Centro de Hipertensão Arterial acontece neste sábado, (04), das 9 ? s 16 horas, a 12ª Feira da Saúde.

O evento que será realizado na Praça Emílio Pedutti (Bosque), oferecerá serviços e orientações de prevenção a doenças, com participarão de 15 ligas multiprofissionais de diferentes especialidades, coordenadas pelos acadêmicos da FM e outras entidades. A Feira da Saúde faz parte do calendário de eventos do município e todas as atividades serão gratuitas ? população.

A ABAH e CHA darão sequencia ao Projeto PROEX-UNESP2011 “Auto avaliação de Risco cardiovascular em voluntários” e ao Programa ” Qualidade de Vida” para a população. Os resultados serão comunicados também ? Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial (FENAPHA).

Tendo como principal objetivo oferecer maior integração entre universidade e comunidade, o evento abordará também temas relacionados a diversos aspectos para a promoção da saúde e qualidade de vida. Em vários estandes, os interessados poderão obter informações sobre câncer, prevenção ? s DSTs- Doenças Sexualmente Transmissíveis-, saúde bucal, obesidade, entre outros temas. Também haverá exposição dos projetos de extensão realizados pela FMB.

Ainda ocorrerão exames de glicemia e urina, além de aferição de pressão arterial. Assim como ocorreu em 2010, também será realizado, durante a feira, cadastro de doadores de medula óssea. O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas iniciará no local suas atividades de promoção ? Semana Mundial do Aleitamento Materno.

“O objetivo principal é promover um espaço de aprendizado prático aos alunos, permitindo troca de experiências e desenvolvimento de atividades acadêmicas junto ? comunidade”, ressalta Natanael Adiwardana, coordenador do CAPS e um dos responsáveis pela organização do evento.

A Feira da Saúde é uma iniciativa do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS), Conselho das Ligas Acadêmicas (Conligac) e Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AACHSA). O apoio é da Faculdade de Medicina/Unesp, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Instituto de Biociências), Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso (ABAH), Centro de Hipertensão Arterial e Prefeitura Municipal de Botucatu, através de suas Secretarias de Saúde e Turismo.

Fotos: Arquivo Jornal Acontece Botucatu