Palestra abordará os mitos e fatos sobre o Ebola

A Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (CCIRAS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoverá na segunda-feira, 27 de outubro, uma palestra com o tema “Preparação para o Ebola: mitos e fatos”. O evento será realizado no Anfiteatro da Patologia, no HCFMB, a partir das 16 horas.

Um dos palestrantes será o responsável pela CCIRAS, professor Carlos Magno Fortaleza, do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da FMB/Unesp. A apresentação será dividida em duas partes, sendo que uma delas abordará as ações planejadas pelo HCFMB para lidar com eventuais casos suspeitos da doença  e a outra será destinada a esclarecimentos sobre as chances de o vírus Ebola se disseminar pelo mundo, inclusive no Brasil. O público-alvo serão os profissionais de saúde que atuam no complexo HC e FMB. 

Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebe o nome do local onde foi identificado. Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. Este último ainda não foi encontrado em humanos.

Surtos de ebola atingiram países da África em 1995, 2000, 2007, mas foram controlados. O surto de 2014 atinge Guiné, Serra Leoa e Libéria e já há casos confirmados na Nigéria. A OMS determinou estado de “emergência sanitária mundial” com o objetivo de conter o vírus e barrar surto de Ebola, o maior de que se tem conhecimento até agora.​