ONG de São Manuel promove campanha sobre Hepatite

A Organização Não Governamental (ONG) "C Tem Que Saber C Tem Que Curar" está promovendo uma campanha humanitária em prol da hepatite C nas redes sociais. A ação denominada “Faça uma self em prol da Hepatite C” tem por objetivo chamar a atenção da população sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce, por meio do teste anti-HCV, que é rápido e gratuito. Para participar, basta publicar em seu perfil no Facebook uma foto fazendo a letra C com umas das mãos, em analogia à hepatite C, juntamente com a hashtag #selfieHepatiteC.

Em entrevista ao MogiNews, o presidente da Organização, Francisco Martucci (foto), a ideia da criação da campanha surgiu diante da necessidade de conscientizar a população.  “Nesse momento, em que chega à rede pública de Saúde o remédio para a cura da hepatite C, nada adianta se não houve a detecção precoce. Ela é uma doença silenciosa e que não manifesta sintomas. Quando o paciente procura o médico, já está com o fígado altamente comprometido. O que nós estamos realizando é um papel que deveria ser do governo, que é o de conscientizar e informar”, disse.

Para ele, se a população fosse melhor instruída, seria possível reduzir significativamente o número de mortes em decorrência dos danos causados pela doença. “Existe tratamento e ele pode ser conseguido gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, ainda assim, as pessoas continuam morrendo, pois a doença vem acompanhada da falta de informação. No mundo, ocorrem 500 mil mortes precoces por ano. É preciso incentivar a realização do teste anti-HCV”, destacou.

Martucci ressaltou ainda a maneira positiva como a ação vem se fortalecendo por meio das redes sociais, em todo o País. “Começamos a campanha no dia 1º de janeiro e, até o momento, já foram mais de 1 milhão de postagens. O mais interessante é que as pessoas que aderiram não foram apenas aquelas com hepatite ou que são próximas a algum portador da doença. A ação atingiu toda a população e agora se tornou um grande movimento em prol da vida”, comentou.

Além disso, destacou que no dia Mundial das Hepatites, comemorado no dia 28 de julho, as selfies da campanha serão enviadas ao Ministério da Saúde. Mais informações sobre o trabalho realizado pela ONG podem ser conferidas no site www.ctemquesaber.com.br.