Oncologia do HC recebe ambulatório de estomatologia

O Centro de Tratamento Oncológico (CTO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conta com um Ambulatório de Estomatologia, que oferece o serviço de Laserterapia para os pacientes que sofrem de inflamação bucal, causada pela reação dos remédios utilizados na Quimioterapia.

Agora, as sessões de laser serão realizadas no próprio CTO, dando maior conforto aos pacientes, que antes eram encaminhados ? dermatologia para realizar o tratamento. “Hoje o paciente não precisa mais sair do Centro de Tratamento para fazer a sessão de laser e, com isso, o tratamento se torna mais eficaz e mais rápido”, explica a Dra. Lied Pereira, médica da Oncologia Pediátrica do HC. “Hoje o laser é o procedimento mais barato, indolor e de melhor resultado”, completou.

O tratamento da Laserterapia é realizado em pacientes que desenvolvem o problema oral, através de remédios utilizados durante a Quimioterapia. “É o efeito do remédio utilizado na Quimioterapia que faz com que o paciente desenvolva essa inflamação oral”, esclarece a professora doutora Eliana Maria Minicucci, cirurgiã dentista estomatologista responsável pela aplicação do laser.

O ideal, de acordo com a professora, é começar a fazer a aplicação dois dias antes do início da Quimioterapia e seguir com as sessões durante todo o período de tratamento. “Há um processo a ser realizado que é a avaliação bucal do paciente. Caso ele tenha algum problema, devemos tentar saná-lo antes do início da Quimioterapia, para não facilitar que se desenvolva a inflamação”, conta Eliana.

Com o tratamento do laser, o resultado vai depender da resposta do organismo do paciente, mas há estudos que apontam uma melhora significativa e a diminuição dos problemas bucais.

Segundo a Dra. Eliana Miniucci, os pacientes gostam muito da Laserterapia, pois acaba diminuindo as dores bucais. “Você melhora muito as condições do paciente e com isso, acaba reduzindo os custos do hospital, porque se eu consigo evitar a inflamação, não preciso correr o risco de ter que internar o paciente”, conclui.

Desde que começou com o ambulatório, o CTO já conta com 40 pacientes em Laserterapia. O Ambulatório de Estomatologia da Oncologia já está em funcionamento, mas, só atende pacientes agendados. Para mais informações o telefone para contato é 3811-6038.

Fonte: Mariana Andrade
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa do HCFMB