Obra do posto de saúde do Comerciários ganha corpo

Fotos: Divulgação

Depois dos postos de saúde de César Neto, Vitoriana e Santa Elisa, Botucatu está prestes de ganhar mais uma Unidade de Saúde da Família, desta vez no Comerciários, região Sul.

Apesar dos atrasos no começo da obra, em função de alterações que tiveram que ser feitas no terreno, o prédio se encontra em um estágio bastante avançado, tendo iniciado a fase de revestimento. O projeto é semelhante ao executado no Jardim Santa Elisa, com mais de 800 metros quadrados de área construída. A obra, cujo investimento do Poder Público supera R$ 1,3 milhão, deverá ser concluída pela 3D Construtora (empresa vencedora da licitação) entre dezembro e janeiro próximos, caso não aja intervenções com chuvas.

A nova unidade contará com duas equipes de saúde da família e atenderá uma população estimada em oito mil pessoas, que hoje se serve da Unidade Básica de Saúde da Vila Jardim, onde são atendidas hoje onze mil pessoas.
O projeto, assim como o posto do Santa Elisa, contempla sala de reuniões (2), consultórios odontológicos (2), sala de reuniões para agentes, sala de escovação, consultórios (7), consultório de ginecologia e urologia, sala de espera, sala de coleta, sala de nebulização, fraldário, urodinâmica, sala de escovação, recepção, arquivo, acolhimento, vacina, sala de observação, sala de emergência, lavagem e descontaminação de materiais, sala de curativo, almoxarifado, sanitários (6), auditório, copa, administração, farmácia e posto de enfermagem.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação UNI também tem definido os bairros prioritários para receberem a construção de mais sete unidades de saúde da família, a partir de 2013. A ideia é deixar os terrenos reservados e os projetos prontos para execução. Os locais escolhidos são Santa Maria, Jardim Reflorenda, Parque dos Pinheiros, Jardim Itamaraty, Bairro Alto, Real Park e Cohab 4.