Novos médicos são integrados à Saúde em Botucatu

Botucatu, a partir desta primeira semana de março, passa a contar com a colaboração de mais médicos dentro da Atenção Básica da Saúde e que estarão distribuídos nas unidades de saúde do Comerciários (Flora Rica), Vila Jardim, São Lúcio, Vitoriana, Iolanda, Marajoara, Peabiru, Santa Elisa, Cohab 1, Aeroporto, e Distrito de Rubião Júnior. 

Dez deles fazem parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), instituído pelo Ministério da Saúde, que é responsável pela contratação destes profissionais, enquanto outros dois médicos fazem parte do programa Mais Médicos. 

Os novos profissionais foram recepcionados e passaram por uma integração completa com todas as áreas da Secretaria Municipal da Saúde. Além dos procedimentos e rotinas, o novo grupo de médicos recebeu orientações especiais sobre a identificação de novos casos de Tuberculose e Dengue. 

“A maioria deste grupo já conhecia a Cidade por terem se formado na Faculdade de Medicina de Botucatu e com certeza irão agregar muito dentro da Rede Municipal”, comenta Dr. Paulo Machado, coordenador dos médicos da Atenção Básica de Botucatu.

Estes novos médicos se juntam a outros 100 que já fazem parte da Rede Municipal formada por 15 equipes de saúde da família, seis unidades básicas em modelo tradicional, dois Centros de Saúde Escola (parceria com a Unesp), Espaço Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para o secretário municipal de Saúde, Claudio Lucas Miranda trata-se de um imenso ganho para o atendimento à população. “Com a chegada destes médicos, há um salto muito grande na qualidade da assistência prestada a nossa população. Todos são formados em ótimas escolas, sendo que a grande maioria na própria Faculdade de Medicina de Botucatu, o que nos deixa bastante confortáveis sobre a qualidade da formação destes profissionais e, consequentemente, um atendimento de primeira à nossa população”, ressalta.