Novas ambulâncias reforçam transporte e resgate

A Secretaria Municipal de Saúde já conta com três novos veículos que estão reforçando a frota da Central de Ambulâncias. Foram investidos R$ 334.500,00 na compra de vans que são utilizadas no transporte de pacientes em casos de urgência e emergência de média complexidade.

As novas ambulâncias são totalmente adaptadas e oferecem o conforto devido para o transporte de pacientes, principalmente em viagens mais longas para aqueles que precisam ser encaminhados a outras cidades para um tratamento específico.

Uma delas é direcionada especificamente para casos de resgate para suporte ao Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], e conta com maca, colete de imobilização, aparelho de respiração, entre outros itens a serem utilizados na emergência. Acionada nestas situações, a ambulância estará acompanhada de um técnico de enfermagem.

Além das três ambulâncias brancas, a Secretaria de Saúde também investiu na compra um minibus, ao custo de R$ 110.500,00, que também será destinado ao transporte de pacientes locais, preferencialmente ? queles que fazem hemodiálise no Hospital das Clínicas da Unesp (campus de Rubião Júnior) e tratamento em um hospital especializado em dependentes químicos na cidade de Pirajuí. Diferente das vans, esse modelo de veículo é um pouco maior, com capacidade para 16 pessoas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Central de Ambulâncias conta com 14 veículos que se revezam em turnos de 12 por 36 horas e chega a atender uma média 60 solicitações para o transporte de pacientes por dia, ou seja, mais de 15 mil solicitações por ano.