No Dia do Médico, Cremesp lança campanha pela humanização da Medicina

cremesp_dia_do_medico_2016-1O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, foi a data escolhida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para o lançamento de uma campanha pela humanização da Medicina. Com o mote “O calor humano também cura”, a ação pretende enaltecer a vocação humanitária do médico e fortalecer a relação entre estes profissionais e seus pacientes, um dos pilares da Medicina.

As peças da campanha ressaltam, por meio de filmes, anúncios e banners, que o médico é especialista em pessoas e que o toque, o olhar e a conversa são tão essenciais para a Medicina quanto a evolução tecnológica. Outra preocupação do Conselho, diante da realidade enfrentada pelos profissionais da Medicina, é o compromisso em seguir trabalhando por melhores condições de trabalho, por políticas de planos de saúde mais justas e por uma medicina cada vez mais eficiente.

Em 2015, o Cremesp divulgou a pesquisa Percepção da Violência na relação médico-paciente, com médicos e com a população, realizada pelo Datafolha. A pesquisa indicou que, tanto para os médicos quanto para a população, o fator desencadeante da violência está na sobrecarga do sistema público de saúde, nas más condições de atendimento, com quantidade insuficiente de médicos, de medicamentos, de aparelhos e de leitos.

Preocupado com essa tendência, o Cremesp, pretende, com esta campanha, reforçar que a qualidade da relação médico-paciente não pode sucumbir às crises que ameaçam a saúde no Brasil, pois a partir desse encontro é que se torna possível estabelecer a confiança necessária para a cura da enfermidade e a plena realização profissional. A campanha ficará disponível, também, no site exclusivo da campanha: http://toqueaqui.cremesp.org.br/ e na página oficial do Cremesp: www.facebook.com/CREMESP.

Assessoria de Imprensa