Mutirão visa prevenir e tratar doenças da voz

Saúde
Mutirão visa prevenir e tratar doenças da voz 08 abril 2015

Será realizada  no dia 16 de abril, a partir das 8 horas, no Centro de Saúde Escola, na Vila dos Lavradores, a 17ª edição da Campanha Nacional da Voz. Pelo décimo sexto ano consecutivo a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) participará do evento com uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos, docentes, residentes, fonoaudiólogas, aprimorandos e pós-graduandos.

O aspecto mais desenvolvido nessa campanha é a divulgação e conscientização para o uso correto da voz, além da prevenção de doenças. No entanto, algumas cidades também realizam outras ações ligadas diretamente a suas comunidades.

 “Botucatu é uma dessas poucas cidades que atendem a população durante essa campanha, oferecendo diagnósticos e encaminhamentos para diversos tratamentos”, afirma Regina Helena Garcia Martins, otorrinolaringologista e professora do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMB/Unesp.

O principal objetivo do projeto é permitir um diagnóstico precoce de diversas doenças relacionadas aos órgãos ligados ao uso da voz. Martins destaca três diferentes grupos de indivíduos e os problemas encontrados com maior frequência: 1- Fumantes costumam apresentar doenças como leucoplasia, edema de Reinke, pólipo e câncer; 2 – Profissionais da voz (professores, cantores, atores/atrizes): nódulos e disfonia funcional sem lesão; 3 – Crianças: nódulos, disfonias e calos vocais.

Todos os pacientes que fazem exames, em Botucatu, recebem orientação e encaminhamento para tratamento. “As pessoas diagnosticadas são enviadas aos cuidados do Hospital das Clínicas da FMB e, nos casos necessários, passam por cirurgias para resolver os problemas”, ressalta Martins.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento