Mutirão de ultrassom ginecológico examinará mil mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde inicia neste sábado (12) um mutirão de ultrassom transvaginal. Os exames serão realizados na clínica “Diagnóstico por Imagem Fleury”, na Rua Milton Méris Jaqueta, 300 – Vila dos Lavradores. A ação é fruto de convênio viabilizado pela Prefeitura de Botucatu e Fundação Uni. A previsão é que sejam realizados mil exames até dia 23 de agosto de 2012 (cerca de 250 por mês).

Segundo Oscar Hoeppner, coordenador da Unidade de Avaliação de Controle da Secretaria de Saúde, as mulheres que se submeterão ao exame são pacientes atendidas nas unidades de saúde do Município e aguardam há cerca de seis meses.

“Esta ação é necessária em razão da grande demanda deste exame solicitado pelos profissionais de saúde de nossas unidades básicas. Após o período do mutirão passaremos nossa previsão é realizar em torno de cem exames por mês”, explica Hoeppner, lembrando que exame mostra a condições do útero, trompas, endométrio e ovários.

Além disso, detecta miomas, gestação e a existência de câncer. É um exame diagnóstico no qual é introduzido pela vagina um pequeno bastão em formato tubular envolto com preservativo (camisinha) e gel lubrificante que permite maior proximidade dos órgãos pélvicos e, portanto, melhor precisão.