Mobile HCFMB: tecnologia a favor da assistência

Saúde
Mobile HCFMB: tecnologia a favor da assistência 16 outubro 2016

Aplicativo atende públicos interno e externo do HCFMB com serviços de utilidade pública

aplicativo-hospital02O Centro de Informática Médica (CIMED) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lançou recentemente o Portal Mobile HCFMB, um aplicativo para smartphones que oferece diversas utilidades aos colaboradores e pacientes do Hospital, além de informações de interesse do público externo.

Disponível para Iphone, Android, Tablet e Windows, a ferramenta é dividida em quatro sessões: Colaboradores, Nosso Hospital, Links Interessantes e Pacientes – ainda em desenvolvimento.

aplicativo-hospitalO diretor do CIMED do HCFMB, Marcelo Roberto Martins, explica que o aplicativo foi pensado para trazer benefícios importantes aos usuários de forma prática e rápida. “O aplicativo foi desenvolvido para atender todos os públicos, tornando fácil e dinâmico o acesso a informações de utilidade pública sobre o Hospital”, diz.

Na aba “Colaboradores”, funcionários do HCFMB podem realizar consultas sobre a área de recursos humanos em geral, como marcação de ponto e vale combustível. A aba “Agenda” é voltada à área médica, onde os médicos podem consultar cirurgias agendadas, exames marcados, consultas de convênios e os plantonistas diários de cada área. As informações são completas e o médico tem acesso aos dados do paciente que atenderá conforme o agendamento, como telefone e retornos já agendados. Todas essas consultas são realizadas mediante senha pessoal.

A área “Nosso Hospital” reúne informações de utilidade pública. A aba “Localizações” mostra os endereços de lugares estratégicos, como a Superintendência do HCFMB, Hospital Estadual Botucatu (HEB), Hospital Dia AIDS (Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira”) e Pronto Socorros Adulto e Infantil, entre outros. Marcelo afirma que, quando o usuário escolhe o local, é redirecionado pelo Google Maps à localização exata, via GPS. “Por hora, foi feito um mapeamento externo dos locais mais procurados pela população, para facilitar o acesso”, explica.

A aba “Horário de Visitas” mostra os horários de visitas de todas as alas do HCFMB. “A medida em que os horários são ajustados, a equipe de Enfermagem atualiza o aplicativo, facilitando o acesso do público aos horários atualizados de cada ala”, diz Marcelo. A área “Nosso Hospital” conta também com Lista Telefônica para que o usuário tenha acesso aos números corretos de ambulatórios e departamentos, informações de utilidade pública, e-books informativos publicados pelo HCFMB pelo NEAD.TIS (Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde), além da aba “Solidariedade”, onde ocorre a divulgação de serviços como doação de sangue, doação de leite materno, entre outras.

A área para pacientes está sendo desenvolvida pelo CIMED juntamente com a Equipe de Informática da Secretaria da Saúde de Botucatu, que estudam a viabilidade de desenvolver uma interface possibilitando a consulta de exames laboratoriais realizados no HCFMB pelas Unidades Básicas de Saúde.  Está em andamento também uma parceria com a Central de Laudos do HCFMB, que visa facilitar o acesso do paciente a informações que constam em seu prontuário. “Hoje, se o paciente precisa consultar seu prontuário, ele só consegue fazer essa solicitação presencialmente no Hospital. A ideia é criar algo dentro do aplicativo que agilize seu acesso à informação, de modo que ele possa fazer a solicitação a partir do aplicativo, ou ter acesso à documentação necessária para fazer o pedido”, explica Marcelo.

O diretor do CIMED do HCFMB diz acreditar no crescimento contínuo do aplicativo. “Nossa intenção é expandir o Mobile HCFMB cada vez mais. É muito importante que a população conheça o aplicativo e suas facilidades. As áreas do HCFMB podem procurar o CIMED para sugerir inclusões de serviços importantes. Nosso intuito é ouvir ideias e tentar implementá-las da melhor forma possível, pensando sempre em aprimorar e disponibilizar cada vez o fácil acesso às informações, em qualquer lugar e a qualquer momento”, finaliza Marcelo.

Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB via 4toques Comunicação

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