Meninos de 12 a 13 anos já podem receber vacina contra o HPV

 A Secretaria de Saúde de Botucatu informa que meninos, na faixa etária de 12 a 13 anos, já podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para receber a vacina contra o HPV. Basta levar a carteirinha de vacinação. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

Até o ano passado, esta imunização contra o HPV era feita apenas em meninas. Em Botucatu, já foram aplicadas mais de 3,9 mil doses em meninas de 9 a 14 anos, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Município.

Enquanto que nas meninas a vacina busca reduzir as chances de surgimento do câncer de colo de útero, nos meninos ela previne contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. A definição da faixa-etária para a vacinação busca proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids.

Mais informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores

Tel.: (14) 3811-1100 / 3811-1105 (Núcleo de Vigilância Epidemiológica – Nuve)

Assessoria da Prefeitura