Médicos residentes da Unesp passarão por treinamento

Relatar ao paciente uma doença complexa ou a morte de um ente querido é uma tarefa simples aos profissionais de saúde. Para aprimorar os médicos residentes que realizam treinamento nos programas oferecidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), a instituição realiza, nos meses de outubro e setembro, Programa de Educação Continuada em Comunicação de Más Notícias.

Todos os 337 médicos que passam pelos 36 programas de Residência Médica deverão fazer a capacitação, que terá carga horária de uma hora, ? s terças ou sextas-feiras. Haverá limitação de 20 pessoas por grupo a ser formado. Durante a capacitação, será realizada aula expositiva sobre os aspectos da comunicação em momentos críticos, além de dinâmicas práticas onde os médicos enfrentarão situações de informes em casos de óbitos, doenças incuráveis e complicações de tratamento, por exemplo.

Segundo Guilherme Antonio Moreira de Barros, professor do Departamento de Anestesiologia e responsável pelo Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu), o programa tende a estimular transparência nas formas de comunicação entre médico, paciente e família. A experiência deverá proporcionar novas capacitações futuras para todo o corpo clínico e também de suporte ? assistência.

“A intenção é preparar de maneira adequada nossos profissionais para momentos difíceis de serem informados, como o diagnóstico de um câncer ou até mesmo falecimento do paciente, de maneira clara e objetiva, mas ao mesmo tempo humana. Esse momento é um dos que mais causam estresse entre médicos e profissionais”, explica.

Coordenadora dos programas de Residência Médica da FMB, Érika Ortolan, salientou que essa capacitação, a partir de 2012, passará a ser para os ingressantes na especialização. “Percebemos que muitos residentes ainda não estavam preparados adequadamente para comunicar situações difíceis e complexas”, frisou.

Fonte: Flávio Fogueral
Foto: Divulgação