Medicina/Unesp celebra 20 anos de residência em Pneumologia

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) sediou, dia 28, a Jornada de Pneumologia da Regional Araraquara-Bauru-Botucatu da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia). Na oportunidade, também foram celebrados os 20 anos de criação do Programa de Residência Médica em Pneumologia da FMB e 25 anos da Residência em Cirurgia Torácica.

Mais de 50 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e professores da área debateram temas para atualização de conhecimentos. O primeiro tema abordado foi a asma ocupacional, em palestra ministrada pelo professor de pneumologia da USP- Universidade de São Paulo- e médico do Instituto do Coração (Incor), Ubiratan de Paula Santos.

Outras discussões também abordaram temas como o uso racional de fármacos, em palestra da profª da FMB, Thais Queluz; avaliação da capacidade física pré-operatória de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)- tema abordado pela profª Márcia Faganello, da Unesp, em Marília; entre outros. Tal patologia, em sua grande maioria, é provocada em decorrência do tabagismo.

O treinamento físico pré-operatória de pacientes com DPOC foi abordado no encerramento da jornada e teve como palestrante o professor Victor Dourado, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
“Muitos dos temas abordados são amplamente discutidos em congressos de nível nacional e o que a SPPT, em parceria com a Faculdade de Medicina, teve como meta trazer essa atualização e conhecimento aos profissionais que atuam no interior”, ressaltou Dra Silvana Minamoto, organizadora do evento.

Em comemoração aos 20 anos da residência em pneumologia e os 25 anos da especialização em cirurgia torácica, professores e os primeiros médicos residentes dessas áreas receberam homenagens. Foram entregues placas aos professores Hugo Hyung Bok Yoo, Thais Queluz e Irma de Godoy, por parte da residência em pneumologia, além da médica Maria Helena Castro, primeira a passar pelo curso.

Já na residência em cirurgia torácica, os homenageados foram os professores Samuel Marek Reibscheid, Raul Lopes Ruiz Júnior, Daniele Catâneo e Antônio José Maria Cataneo, que também recebeu uma placa alusiva por ser o primeiro residente formado nessa especialidade pela FMB.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp