Iniciada construção da Unidade de Pronto Atendimento

A Prefeitura de Botucatu em parceria com o Governo Federal tem investido mais de R$ 2 milhões na construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, no Jardim Bandeirantes, região Leste da Cidade.  Obra se encontra fase de fundação e prazo para entrega da obra é de mais 11 meses, ou seja segundo semestre de 2016.

A instalação desta unidade no Município proporcionará a integração de toda a rede municipal de saúde, como uma porta de entrada dos casos de urgência e emergência em Botucatu, desafogando assim os casos que chegam ao Pronto Socorro Adulto e Pediátrico.

Ela funcionará com atendimento adulto e pediátrico, inclusive com exames laboratoriais e de imagem. A construção deste equipamento na região Leste foi criteriosamente definida por se tratar de uma região com grande necessidade de assistência e saúde. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é que sejam contratados de 50 a 60 profissionais para todas as categorias. 

Unidade é um dos componentes da Rede de Atenção às Urgências. A implantação deste Programa é uma das estratégias do Ministério da Saúde para reorganizar, qualificar e fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências no País. 

O programa foi instituído em 2008 criando incentivo financeiro para melhorar a infraestrutura dos estabelecimentos de saúde que ofertam este tipo de serviço, em que os resultados esperados são: prover condições adequadas para o funcionamento das unidades, melhorando a qualidade da atenção prestada e a ampliação do acesso. 

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs oferecem estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.