Inaugurada clínica de acupuntura, homeopatia e osteopatia

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (27), ? s 9 horas, a cerimônia de inauguração da Clínica de Diversidades Terapêuticas no Espaço de Saúde “Professora Cecília Magaldi”. A Clínica de Diversidades Terapêuticas traz para a população botucatuense novas oportunidades de acesso a serviços terapêuticos, tais como acupuntura, homeopatia e osteopatia.

Segundo a secretária de Saúde, Tania de Cácia Gasparelo, este novo serviço irá dar suporte as unidades de saúde do Município junto com a equipe do Núcleo de Apoio ? Saúde da Família (Nasf). “Na clínica serão especialmente atendidos pacientes que não possuem resolutividade com os serviços terapêuticos convencionais”, explica.

No Espaço de Saúde Professora Cecília Magaldi que passará contar com a Clínica de Diversidades Terapêuticas já funciona os serviços da Clínica do Bebê, um espaço de atendimento multidisciplinar, onde todas as crianças de Botucatu durante a primeira semana de vida passam por avaliação precoce de riscos e diagnósticos; as novas instalações da Farmácia Municipal, o Nasf, o Programa de DST/AIDS e Redução de Danos e a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

{n}Diversidades terapêuticas{/n}

A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial de Saúde (OMS) é um método de tratamento complementar que consiste no diagnóstico e aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo.

Já a osteopatia é uma terapia recente que surgiu nos Estados Unidos através do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) que enunciou os princípios desta terapêutica da medicina natural. Ela deve estar baseada na anatomia, fisiologia e semiologia que através de técnicas manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações), e tem como objetivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.

Homeopatia é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) e se baseia no princípio similia similibus curantur (semelhante pelo semelhante se cura), ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma em um indivíduo saudável. A homeopatia reconhece os sintomas como uma reação contra a doença. É o segundo sistema médico mais utilizado no mundo.