Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina lançam e-book para pacientes em tratamento contra o câncer

“Saúde na Mesa: Dicas da Nutri” ajuda pacientes com dificuldades em lidar com a alimentação

ebook-medicinaNo mês de agosto, foi publicado o e-book (livro virtual, escrito em seu formato original, mas disponibilizado e difundido por meio da Internet) “Saúde na Mesa: Dicas da Nutri”, produzido pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) – elaboração do conteúdo técnico – pela equipe da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso (conteúdo metodológico) e pelo Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD-TIS) da FMB (responsável pela diagramação e editoração).

O material é destinado a pacientes em tratamento contra o câncer e com dificuldades em lidar com a alimentação, contendo informações simples e importantes sobre o manuseio da alimentação e como ela pode contribuir para reduzir sintomas desconfortáveis e facilitar o cotidiano do paciente e de suas famílias.

A elaboração deste livro foi fruto do trabalho e dedicação das nutricionistas Carol Rodrigues, residente do Programa de Residência Multiprofissional da Saúde do Adulto e do Idoso, e Aline Estevanato Marques de Oliveira, aprimoranda de Nutrição – Câncer de Cabeça e Pescoço do HCFMB, com a orientação e colaboração das nutricionistas do Núcleo de Nutrição Clínica e Dietética, Thatiana Cristina Bernardo e Natália Baraldi Cunha, além da professora Sílvia Papini, que contribuiu para que o material fosse transformado em e-book.

De acordo com Carol Rodrigues, o “Saúde na Mesa: Dicas da Nutri” nasceu de uma estratégia de como melhorar a qualidade vida dos pacientes em tratamento oncológico, tanto hospitalar como ambulatorial. “Além disso, o instrumento uniformiza e melhora o trabalho da equipe no atendimento ao paciente, pois acreditamos que trabalhar os assuntos rotineiros de forma prática e com uma linguagem simples é uma maneira de estimular pacientes mais independentes dos serviços e capazes de praticar o autocuidado”, enfatiza.

Segundo Marina Nogueira Berbel Bufarah, diretora do Núcleo de Nutrição Clínica e Dietética, a produção deste material é muito importante para o Serviço, pois, além de proporcionar orientação nutricional atual e de qualidade, é resultado do esforço de profissionais recém formados que percebem as dificuldades e demandas assistenciais durante o período de aprendizado no HCFMB para transformá-las em métodos que facilitarão o cuidado do próprio paciente e a garantia de uma orientação nutricional simples, permanente e eficaz.

“A supervisão das atividades teórico-práticas de estagiários, aprimorandos e residentes é uma constante em nosso Núcleo. Portanto, conciliar assistência de qualidade e garantia de capacitação teórica-prática simultânea a estes profissionais tem sido desafiador e enriquecedor ao nosso Núcleo. Perceber que os frutos de toda esta dedicação retornam em benefícios aos próprios pacientes e ao Núcleo de Nutrição do HCFMB é muito gratificante. Este material será extremamente útil e contribuirá de forma essencial no sucesso da recuperação clínica do paciente oncológico. Nosso maior objetivo é garantir que estas informações cheguem ao máximo possível de pacientes”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB, com informações da ACI / FMB