Hemocentro do HCFMB precisa de sangue com urgência

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que, devido os últimos acidentes na região em decorrência do feriado prolongado, está com o estoque de sangue abaixo do necessário e que precisa urgente de doação. “Precisamos de todas as tipagens, mas em especial O negativo, O positivo e A negativo”, explica Sílvio Luis Neves, supervisor do Hemocentro.

Uma novidade para o Hemocentro é a parceria com o Hospital Santa Casa de Tatuí. “Vamos até o final de novembro trabalhar em conjunto com a equipe da Santa Casa, pois eles colhem apenas as bolsas que necessitam, e com isso muitos doadores acabam não doando. Então estas pessoas poderão doar para o Hemocentro do HC”, conta Neves.

A parceria com o hospital de Tatuí é devido o grande número de pessoas com a tipagem sanguínea O negativo, e também porque todas as bolsas coletadas pela Santa Casa sempre são destinadas ao Hemocentro do HC para serem feitos os testes laboratoriais.

Explica Neves que o sangue O negativo é o que pode ser usado em qualquer doente, mas, ironicamente, é o que mais dificilmente é encontrado na população. “Além disso, pessoas com essa tipagem só podem receber sangue com as mesmas características”, frisa.

Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 7 ? s 16h30 e aos sábados das 7 ? s 13 horas. Mais informações através dos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.

{n}Condições para doar: {/n}

– Gozar de boa saúde;
– Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
– Seu peso deve ser superior a 50 kg;
– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
– Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ? doação;
– Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– Não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

Fonte: Assessoria de Imprensa do HCFMB