Hemocentro cancela cirurgias por falta de doador de sangue

“A situação é crítica”. É esse o alerta que a direção do Hemocentro do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) de Botucatu sobre o baixo estoque de sangue por falta de doadores. A situação é mais grave com três tipagens de sangue: O Positivo, O Negativo e B Negativo. Doações de outros tipos sanguíneos também são bem-vindas

É tão grave o momento que cirurgias eletivas (agendadas) estão sendo adiadas e o HC está priorizando os atendimentos de urgência e os pacientes que precisam de transfusões diariamente. Por isso, o hemocentro faz um apelo para que os doadores compareçam ao local para ajudar a equilibrar os estoques.


Para doar é preciso ter entre 18 e 60 anos, gozar de boa saúde e ter peso superior a 50kg. A nova legislação do setor permite que adolescentes de 16 e 17 anos também façam doação. Para isso, basta o adolescente comparecer acompanhado do responsável legal, ambos com documentos, pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30, e aos sábados das 7 às 13 horas. Para mais informações entre em contato pelos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.

 

Condições para doar:


– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
– ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;
– não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).