HCFMB vai adquirir bomba de extração de leite humano

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), autarquia vinculada ? Secretaria de Estado da Saúde, deve contar, nos próximos meses, com mais um equipamento para a assistência ? s mães assistidas em sua maternidade e enfermarias de obstetrícia. Através de colaboração do Lions Clube de Botucatu, a unidade se prepara para a aquisição de uma bomba elétrica para a extração de leite humano.

Através de iniciativas e campanhas o clube de serviços local, em parceria com a Instituição Toledo de Ensino (ITE), arrecadou R$ 4.600 que foram destinados ao hospital. O modelo a ser comprado pelo HCFMB possui liberação do vácuo que protege as mães contra sucção prolongada ou excessiva; vácuo regulável e tamanho compacto, podendo ser usado em diversos pontos da unidade hospitalar. Ainda possui frasco que é acoplado diretamente ao equipamento, o que reduz o risco de contaminação do leite materno.

Segundo professora Sáskia Fekete, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu e responsável pelo Banco de Leite Humano do HCFMB, o uso do equipamento proporciona maior conforto ? s mulheres lactantes doadoras. “Quando a mulher realiza a ordenha manualmente, pode ficar até uma hora retirando o leite. Isso pode causar desconforto ? s mães”, ressaltou.

De acordo com a médica, o aparelho- ainda em processo de aquisição- deva entrar em operação no início de 2012. Será alocado em uma sala própria no Banco de Leite Humano. A expectativa, completa Sáskia, é que ocorra aumento na frequência das doações com o conforto oferecido ? s mães.

Fonte: Flávio Fogueral/Jornal da FMB