HCFMB realiza mutirão de colonoscopia

Exames serão realizados em mulheres acima de 50 anos

colonoscopia-2O setor de Endoscopia digestiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizará nos dias 7 e 8 de outubro um mutirão d exames de colonoscopia. O objetivo da ação é beneficiar mulheres acima de 50 anos com o exame, que rastreia e previne um possível câncer colorretal.

O chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, explica o que é colonoscopia. “Esse é um exame realizado na investigação de sangramentos retais, pesquisa de diarreias crônicas, alterações do hábito intestinal, dores abdominais e na detecção e remoção de tumores. A colonoscopia permite o estudo de todo o intestino grosso e uma porção do intestino delgado. O exame é realizado através de um tubo flexível, que contém em sua extremidade uma mini câmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo”, diz.

colonoscopia-1Cerca de 70 mulheres que estão no climatério (período pré-menopausa), acima de 50 anos de idade e que nunca tenham sido submetidas à realização do exame previamente serão atendidas nos dois dias de mutirão. É recomendação da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) a realização de rastreamento de câncer de colón em pacientes a partir dos 50 anos de idade, independentemente de sintomas ou de história familiar de neoplasias (tumores). Cerca de 90% dos casos de câncer colorretal ocorrem nessa faixa etária.

Dr. Cássio afirma que o serviço de Endoscopia do HCFMB foi especialmente escolhido pela Sobre para a realização do mutirão. “A iniciativa é muito importante, pois permite a diminuição no tempo de espera das pacientes para fazer o exame. Além do fator da idade dessas pacientes, estudos clínicos e experimentais sugerem que as alterações hormonais que ocorrem no climatério exercem papel importante no desenvolvimento do câncer colorretal. Com exames rápidos, temos diagnósticos precisos e aumentamos o nível de prevenção desses casos”, finaliza.

Os exames de colonoscopia que serão realizados no mutirão do HCFMB são destinados somente a pacientes atendidas e/ou que fazem o acompanhamento diretamente no hospital, já selecionadas previamente.

Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB via 4toques Comunicação