HC terá ações contra acidentes perfurocortantes

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, seguindo as diretrizes instituídas por sua Comissão de Prevenção a Acidentes com Perfurocortantes, realizará, nesta quarta-feira (13), uma panfletagem em todas as suas enfermarias para a conscientização dos cuidados a serem tomados com o manuseio de materiais perfurocortantes.

A Comissão é presidida por Carlos Magno Branco Fortaleza, infectologista e professor do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), que após a distribuição dos panfletos durante toda a manhã, ministrará, ? s 14h30, a aula “Acidentes com Perfurocortantes: O que todo profissional da saúde precisa saber sobre prevenção e conduta”. Será no Anfiteatro da Patologia.

Desde 2011, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo aprovou portaria para a criação da Comissão de Prevenção de Acidentes Perfurocortantes. Esse tipo de acidente é capaz de provocar contágios de doenças como a Aids e Hepatites B e C.

{n}Prevenção {/n}

Diversas vezes essa espécie de acidente não acontece somente no momento de utilização dos instrumentos perfurocortantes, mas também na maneira incorreta de descarte dos materiais, como agulhas e bisturis, em hospitais, postos de saúde, clínicas médicas, etc.

O melhor meio de evitar tais acidentes é com prevenção. Entre as principais estão: usar luvas e realizar o descarte correto dos utensílios utilizados na consulta ou tratamento, além da vacinação de todos os profissionais da saúde contra a Hepatite B.