HC inaugura unidade para atender pacientes do AVC

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), juntamente com o Serviço de Neurovascular da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), inauguram a nova Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) instalada no prédio do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas (HC).

Trata-se de uma Unidade com financiamento governamental através da Linha de Cuidados em AVC, um componente da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), e objetiva atender em média 30 pacientes/mês sendo referência direta para 13 municípios da região.

Para o médico coordenador da Unidade, Gabriel Braga, é esperado uma maior integração da equipe multidisciplinar, redução das complicações intra-hospitalares, tempo de internação e também um melhor prognóstico dos pacientes a longo prazo.

“Especificamente uma Unidade de AVC integral dá ao paciente com AVC a oportunidade de acesso a protocolos de tratamento específicos para revascularização cerebral, triagem e tratamento precoce de alterações na degluticão, prevenção de complicações infecciosas, além da oportunidade de iniciar um programa de reabilitação precoce e ajuste de uma prevenção mais eficaz contra novos eventos cerebrovasculares”, explica.

Uma Unidade de AVC é uma unidade definida do hospital que exclusivamente presta cuidados a pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral e que dispõe de uma equipe multidisciplinar especializada neste tipo de atendimento. Sua função é através da padronização de condutas, observância de protocolos específicos e atenção multidisciplinar reduzir a mortalidade e o grau de incapacidade resultantes do AVC.

“Tais benefícios têm sido consistentemente demonstrados na literatura médica especialmente quando comparamos o prognóstico dos pacientes atendidos em tais unidades contra o daqueles internados em enfermarias convencionais”, conta o médico.

“Gostaríamos de parabenizar a todos os envolvidos, que com muita persistência e vontade conseguiram fazer com que esta enfermaria saísse do papel. Esta unidade é muito importante para o sistema de saúde do Brasil todo”, enaltece o Superintendente do Hospital, Emílio Carlos Curcelli.

Desde 2008 o HCFMB vem tomando medidas para prestar um atendimento de excelência ao paciente vítima de AVC, em especial o AVC isquêmico seu subtipo mais freqüente. “A inauguração de uma Unidade de AVC integral é um importante passo uma vez que ela complementa o trabalho que já vem sendo realizado e coloca o HCFMB entre os hospitais de vanguarda no assunto não só no estado de São Paulo como também no Brasil”, conclui Braga.