HC da Unesp realiza 5º transplante de fígado no ano

Após a reestruturação de seu serviço de transplantes de órgãos e tecidos, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB) tem colhido resultados expressivos na assistência ? região compreendida pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6) e de outras partes do Estado de São Paulo.

No primeiro semestre desse ano, o hospital realizou cinco transplantes de fígado, sendo que o mais recente beneficiado foi um aposentado de 63 anos. Após sofrer com problemas no órgão por cinco anos e passar por tratamento no HCFMB, Evory Maciel, natural de Tatuí, recebeu o novo órgão no dia 31 de julho.

Depois de ser acompanhado no hospital durante cinco anos no hospital para tratar de uma cirrose, Maciel teve diagnosticado um tumor no fígado. A opção de cura era o transplante, realizado no em 31 de julho. Toda a cirurgia durou oito horas e considerada um sucesso pela equipe médica.

Recuperado e já de volta a Tatuí, o aposentado diz que espera voltar ? pescaria, uma de suas atividades favoritas. “Para mim vai ser de muita alegria ter uma nova rotina e mais anos pela frente”, disse ao receber alta hospitalar, menos de uma semana após receber o novo fígado.

Segundo Dr. Juan Carlos Llanos, diretor do Núcleo de Transplantes do HCFMB, o órgão é proveniente de Jaú e o sucesso do transplante feito em Maciel se deve a eficiência das equipes de captação de órgãos do hospital e também dos envolvidos com a cirurgia.

“Quando o serviço obteve o credenciamento, tínhamos uma perspectiva de que faríamos em torno de cinco transplantes no ano. Mas as metas foram acima do esperado ao termos realizado esse número na metade do ano. Isso mostra que o Hospital das Clínicas está preparado para realizar transplantes de fígado e outros órgãos como rim, pâncreas e córneas”, ressaltou.

O Programa de Transplante de Fígado do HCFMB havia sido interrompido em 2008, mas após obter novo credenciamento junto ao Ministério da Saúde, em 2010, foi retomado e atualmente está em plena atividade. O Programa de Transplantes do HCFMB, comprometido com as diretrizes da atual Superintendência e Diretoria da unidade, também está investindo em recursos humanos e materiais para futuro credenciamento na área de Transplante de Pulmão.

Fonte: Flávio Fogueral/ Jornal da FMB