HC cancela primeiro mutirão de sangue do Hemocentro

A diretoria do Hemocentro do Hospital das Clínicas informa a todos que o evento organizado em rede social por Kleber M. C. denominado “Primeiro Mutirão de Doação de Sangue – Hemocentro HC” não compactua com as políticas de doação de sangue do Hemocentro do HCFMB. Para realizar uma doação de sangue, em grupo maior que 20 pessoas, é necessário fazer um agendamento prévio na secretaria do mesmo.

O agendamento faz-se necessário para organizar as equipes gerando assim uma qualidade e melhorias no atendimento ao doador. Todos os tipos sanguíneos são de grande importância para o Hemocentro. O hemocentro do HC atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30 e aos sábados das 07 às 13 horas. Para mais informações o telefone para contato é (14) 3811-6041 ou 3814-8004.

“Agradecemos a gentileza e a bela iniciativa do organizador, mas, como temos um espaço físico reduzido para a quantidade de pessoas confirmada na página, geraria uma demora considerável  no atendimento e possíveis tumultos dentro de um ambiente hospitalar. Sugerimos que cada pessoa de maneira individual possa ao longo do ano realizar a doação” explica Silvio Luiz Neves, supervisor do hemocentro.

Para doar basta estar em boas condições de saúde, apresentar RG ou outro documento oficial com foto, emitido por órgão oficial, ter mais de 50kgs, ter entre 18 e 67 anos, sendo a idade máxima para a primeira doação, 60 anos, não estar em jejum, não estar grávida ou amamentando, dormir ao menos seis horas antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação, não estar com doenças infecciosas, não ter vida sexual promíscua (sexo com vários parceiros, com ou sem camisinha), não ser usuário de drogas, quem tomou a vacina da gripe, aguardar 30 dias para doar, não ter pressão alta, não ter doença de chagas, diabetes e malária, não deve doar quem teve hepatite após os 10 anos de idade, não ter ataques epiléticos (Convulsão), quem tem labirintite sem uso de medicamentos, aguardar 30 dias para doar, não ter AIDS (tanto a doença ou ser portador do vírus), quem fez tatuagem recente, esperar seis meses para doar, que estiver com diarréia, esperar 15 dias para doar, e quem estiver tomando antibiótico, aguardar 15 dias para doar.