Governador vem a Botucatu inaugurar o Pronto Socorro

Na tarde desta segunda-feira (18), por volta das 14 horas, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin estará em Botucatu para prestigiar as solenidades de inauguração do novo Pronto Socorro (PS) Municipal “Dr. Virgínio José Lunardi”, localizado ? Rua Joaquim Lyra Brandão, Vila Assumpção. Alckmin será recepcionado pelo prefeito João Cury Neto e outras autoridades da Cidade e da região.

Antes da inauguração do PS, o governador do Estado deverá assinar a autorização para a construção de dois novos laboratórios da Faculdade de Tecnologia (FATEC), que fica ? s margens da Rodovia João Hipólito Martins – Castelinho, ao lado da Empresa Embraer.
Com previsão de conclusão das obras para agosto de 2012, a Fatec contará com dois novos laboratórios: um de Produção Industrial e outro de Agronegócios. Juntas as duas unidades ocuparão uma área de, aproximadamente, 2.200 metros quadrados de construção a um custo estimado em R$ 6 milhões. A obra será realizada pela Empreiteira EEC, de São Paulo.

Já o Pronto Socorro, que é a mais nova unidade de atendimento médico de urgência e emergência é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, sob gestão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB).

O próprio governador quando em visita a Botucatu em fevereiro deste ano para inauguração do Poupatempo, se comprometeu a ajudar na manutenção do novo PS, para atender não só Botucatu como outras cidades da região, oferecendo atendimento 24 horas em casos de menor gravidade nas especialidades de clínica médica geral e ortopedia para pessoas acima de 15 anos. O atendimento ao público começa na terça-feira (19), ? s 7 horas. A expectativa inicial é de atender, diariamente, até 300 casos de média complexidade.

Nunca é demais lembrar que a área física total do novo Pronto Socorro é de 1.588 metros quadrados e inclui: seis consultórios médicos; sala para inalação; sala de gesso; duas salas para curativos; duas salas para atendimento de emergência; 12 leitos de observação e dois leitos para isolamento; sala para Raio-X; equipamento de Tele eletrocardiograma, conectado ao Instituto de Cardiologia Dante Pazanezze.

A unidade proporcionará maior retaguarda aos serviços prestados pelo Hospital das Clínicas da Unesp, que dará prioridade aos casos de alta complexidade, em todas as especialidades médicas. O grupo de mais de 50 funcionários do novo Pronto Socorro, além dos profissionais de resgate do Município, já está devidamente capacitado para orientar e direcionar os futuros usuários ao Pronto Socorro.

Além desse PS o governo do Estado também é parceiro de Botucatu em mais duas importantes unidades de saúde: o novo Hospital Estadual com capacidade de 80 leitos e uma Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos que estão em fase de construção na região próxima ao Aeroporto Estadual Tancredo Neves e Fatec.