GCM estimula a população para fazer doação de sangue na Unesp

A situação do Hemocentro da Unesp de Botucatu, por causa do baixo estoque de sangue continua preocupando o corpo clínico. Em razão disso, na manhã desta quinta-feira (3) Guardas Civis Municipais realizaram doação de sangue no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Os agentes do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE) e do Grupo de Patrulhamento Preventivo Com Motos (GEPOM) foram até o Hemocentro com o intuito de estimular a população para que realize doações.

O principal motivo de dor sangue nesta época do ano, segundo a GCM, é que no carnaval existe muitos acidentes e, consequentemente, o estoque fica em baixa, sendo necessário mais doadores para que não falte sangue.

Nunca é demais lembrar que por causa da falta de doadores, o Hemocentro teve que reduzir o envio de bolsas de sangue para as cinco agências transfusionais que atende, por conta do baixo estoque. O ideal seria manter um estoque com 200 bolsas de sangue tipo O Positivo e 30 de O Negativo.

O supervisor do Hemocentro, Silvio Luis Neves, conta que ainda não foi cogitado o cancelamento de cirurgias no hospital, mas essa possibilidade pode ser avaliada em breve caso o número de doadores não aumente. Enfoca que o Hemocentro continua telefonando para os doadores e enviando cartas pedindo colaboração, mas a participação dos voluntários tem sido baixa nas últimas semanas.

“Pedimos, inclusive, aos familiares e amigos de pessoas internadas no HC que, se puderem, doem sangue e nos ajudem a melhorar o estoque. Estamos em estado de alerta”, frisa Neves, lembrando que o horário de funcionamento do Hemocentro do HC é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 ? s 16h30. Aos sábados, das 7 ? s 13 horas. “Doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos”, diz Neves.

{n}Condições para doar: {/n}

– gozar de boa saúde;
– pesar acima de 50 quilos;
– ter entre 18 e 60 anos;
– ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ? doação;
– não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

{bimg:19066:alt=interna1:bimg}