FMB vai avaliar a atenção básica de saúde em 5 regiões

O Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) acaba de iniciar um projeto por meio do qual realizará avaliação e monitoramento dos serviços de Atenção Primária à Saúde em 5 regiões de Saúde do Brasil (São Paulo Capital, São Paulo – interior, Londrina- PR, Cuiabá- MT e São Luiz – MA). A ação utilizará como instrumento o questionário eletrônico QualiAB.

O objetivo da pesquisa é avaliar um recorte do processo de trabalho realizado nos serviços, procurando abordar em suas realidades o modo como as ações são desenvolvidas. Espera-se que essa aproximação favoreça reflexões sobre a organização dos serviços em seus diferentes contextos, fornecendo também aos gestores municipais e responsáveis por essas unidades subsídios a serem trabalhados na elaboração de estratégias para atingir princípios da integralidade, universalidade e equidade.

A pesquisa é um desdobramento do estudo “Avaliação da Gestão da Atenção Básica nos municípios de quatro Regionais de Saúde”, de 2007, que contou com a adesão de 598 serviços de atenção básica das Regionais de Saúde de Bauru, Registro e Sorocaba. Em 2010, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, responderam o questionário representantes de 2.735 serviços.

A iniciativa conta com a parceria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Universidade do Maranhão (UFMA), Universidade do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) e será coordenado pela professora Elen Rose Lodeiro Castanheira.