FMB sedia Seminário de Inovação em Biotecnologia‏

Na tarde desta segunda-feira, 27, teve início, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), o workshop internacional “Innovation and Entrepreneurship in Biotechnology” (Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia). A abertura contou com a presença dos diretores da Faculdade, professor Pasqual Barretti e professora Maria Cristina Pereira “KIka” Lima (foto).

A iniciativa tem como objetivo reunir experiências de cientistas nacionais e internacionais na perspectiva de capacitar potenciais empreendedores para a geração de serviços e produtos de natureza biotecnológica. O evento foi idealizado por meio de uma parceria entre FMB e Instituto de Biotecnologia (IBTEC) da Unesp.

O workshop, que segue até a próxima quarta-feira, 29, também é uma oportunidade para que os alunos tenham contato com pesquisadores do Estado de São Paulo e com os professores Richard McAloney e Cynthia Goh, da Universidade de Toronto, no Canadá. Nas palestras serão discutidas estratégias para a inovação tecnológica e empreendedorismo conciliadas com a realidade nacional e internacional.

O diretor da FMB, professor Pasqual Barretti, deu as boas-vindas aos participantes ressaltando a importância do evento para a comunidade acadêmica e botucatuense. “Este momento é muito bom, nós estamos no início de gestão da Faculdade de Medicina e vendo todo esse movimento do qual a FMB está participando, vendo que o empreendedorismo funciona hoje como uma semente que está sendo implantada nesta Instituição com parceiros mais experientes”, salientou. O dirigente complementou dizendo que a Diretoria da Faculdade apoiará as iniciativas e estratégias vinculadas ao empreendedorismo e a biotecnologia.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Costa, a iniciativa é de fundamental importância, pois demonstra a preocupação com a inovação e com o empreendedorismo na área de biotecnologia. Segundo ele, a prefeitura tem buscado há alguns anos promover um sistema de inovação de projetos de pesquisa com a presença da Incubadora de Base Tecnológica e com o Parque Tecnológico.

Esteve presente na mesa de autoridades, durante a abertura do workshop, a professora Patrícia Pintor do Reis, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia, e integrante da comissão organizadora. Ela agradeceu os participantes e os palestrantes nacionais e internacionais que estarão na Faculdade nos próximos dias prestigiando o evento. “Aproveitem bastante essa oportunidade para caminharmos em direção a inovação e ao empreendedorismo. Também será uma grande oportunidade para contribuirmos com a internacionalização da Unesp”, ressaltou.

O professor Sidney José Lima Ribeiro, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, fez a primeira palestra do workshop sobre o tema “Impacto da Inovação e Empreendedorismo na Unesp”. Posteriormente, durante a tarde desta segunda-feira, os demais assuntos abordados foram: “Inovação e Empreendedorismo: Panorama Global e no Brasil”, “Viabilizando Negócios: Incubadoras e Start-Ups”, “Viabilizando Negócios: Apoio do Sebrae” e “Inovação no desenvolvimento de produtos biotecnológicos: experiência do Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap).