FMB promoverá palestras sobre envelhecimento dos rins

O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio da Disciplina de Nefrologia, promove, dia 13 de março, uma série de palestras com o tema: “O rim envelhece? Visão do Geriatra e Visão do Nefrologista”. O evento será realizado no Salão Nobre da FMB, a partir das 19 horas.

Estão programadas apresentações da professora nefrologista Jacqueline Caramori (foto), Vanessa dos Santos Silva (nefrologista), Edison Vidal (geriatra) e Paulo José Fortes Villas Boas (geriatra). Em razão do Dia Mundial do Rim, evento reconhecido em todo mundo, a FMB/Unesp estruturou esse evento com o objetivo de abordar o tema de maneira abrangente. O público-alvo do evento são os acadêmicos da FMB e médicos de Botucatu.

Ainda no dia 13 de Março será comemorado o Dia Mundial do Rim. Serão realizadas ações em todo o mundo com o objetivo de divulgar as informações relacionadas ? s doenças renais, com principal foco em prevenção. Há mais de 10 anos, a Sociedade Brasileira de nefrologia coordena essa campanha no Brasil, levando para a população informações sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC), bem como sobre o diagnóstico precoce.

Sempre no mês de Março de cada ano, com ações concentradas principalmente na segunda quinta-feira do mês, material informativo e educativo é distribuído em eventos em mais de 700 locais no território brasileiro.

Para 2014, o tema do Dia Mundial do Rim será “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. A ideia central do tema é chamar a atenção para a alta prevalência da DRC, que pode chegar a 10% da população, especialmente entre os idosos, porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa