FMB promove Simpósio Internacional de Enfermagem

Com a finalidade de promover atualização científica, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Enfermagem, promoveu na noite desta segunda-feira, 19, no Salão Nobre da Instituição, a abertura da IX Bienal de Enfermagem e do 1º Simpósio Internacional de Enfermagem. O evento, que seguirá até o dia 21, aborda o tema “Qualidade do cuidado nos diversos cenários”. A cerimônia contou com a presença da vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika).

Destinado a profissionais e alunos de enfermagem e da área da saúde, a iniciativa conta com convidados de diversas áreas e especialistas renomados do Brasil e do exterior. “Esse evento já é um sucesso. Um evento que se repete há nove anos e este ano na sua versão internacionalizada”, disse professora Kika. 

A vice-diretora da FMB fez um discurso reconhecendo o expressivo trabalho desempenhado pelo Departamento de Enfermagem na Instituição. “Tem formado bons profissionais. Na pós-graduação tem formado pesquisadores, tem atuado na produção de conhecimento”, destacou.

Participaram da abertura e fizeram parte da mesa das autoridades a gerente de enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Karen Aline Batista da Silva, a coordenadora da atenção básica da secretaria municipal de saúde, Ana Lúcia Forti Luque, a chefe do departamento de enfermagem e coordenadora da Bienal, Silvana Andrea Molina Lima, o idealizador do evento e homenageado da noite, professor Jairo Aparecido Ayres, o conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, o diretor de assistência do HCFMB, André L. Balbi, e a vice-diretora da FMB, professora Kika.

 

A Bienal

“Pós-graduação em enfermagem na FMB/Unesp”, “A produção brasileira da pós-graduação na área de enfermagem”, “Sistematização da assistência de enfermagem” e “Acolhimento nos diversos cenários da saúde” são alguns dos temas apresentados e debatidos. No dia 19 foram realizados os cursos “Diagnóstico de enfermagem e classificações”, “Tendências no gerenciamento em enfermagem”, “Humanização em saúde mental”, “Cuidados com ostomizados” e “Vigilância em saúde materno-infantil”.

Por:  Vinicius dos Santos